Toda variedade regional ou falar é, antes de tudo, um instrumento identitário, isto é, um recurso que confere identidade a um grupo social.Ser nordestino, ser mineiro, ser carioca etc. é um motivo de orgulho para quem o é, e a forma de alimentar esse orgulho é usar o linguajar de sua região e praticar seus hábitos culturais. No entanto, verifica-se que alguns falantes têm mais prestígio no Brasil como um todo que outros. Por que isso ocorre?
Respostas
respondido por:
37
Olá,
Verifica-se que alguns falantes têm mais prestígio no Brasil como um todo que outros, principalmente em detrimento do desenvolvimento econômico e urbano dessas regiões, a exemplo de como as pessoas falam no interior e nas regiões metropolitanas.
Também há o preconceito linguístico, onde se valoriza, mais uma vez, certos sotaques e regionalismos em relação a outros, tal como o modo como fala-se no estado de São Paulo, que é valorizado, enquanto que o sotaque dos nordestinos é visto com maus olhos, e é por isso que alguns falantes têm mais prestígio no Brasil como um todo que outros.
Abraços!
anaraquelnew2o16:
Obrigado
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás