3. Leia o capítulo Como formular um problema de pesquisa?, de Gil (2002, pp. 23-29) e marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as assertivas a seguir. (8 p.)
a) ( ) Um problema pode ser definido como um assunto controverso, ou ainda não satisfatoriamente respondido em qualquer campo do conhecimento, e que pode ser objeto de pesquisas científicas ou discussões acadêmicas.
b) ( ) Todo e qualquer problema é passível de tratamento científico.
c) ( ) Tomemos o exemplo: “Que tratamento é dado à variação linguística no material didático nas aulas de Espanhol como língua estrangeira (LE)?”. Podemos dizer que se trata de um problema de natureza científica porque envolve proposições que podem ser testadas mediante verificação empírica.
d) ( ) Tomemos o exemplo: “Qual a melhor técnica para desenvolver a habilidade de escuta dos alunos nas aulas de Espanhol como língua estrangeira (LE)?”. Podemos dizer que se trata de um problema de natureza científica porque envolve proposições que podem ser testadas mediante verificação empírica.
e) ( ) O problema de pesquisa deve ser formulado sempre em forma de pergunta.
f) ( ) A elaboração do problema deve estar voltada diretamente para fatos empíricos e não para percepções pessoais.
4. Os objetivos constituem a finalidade de um trabalho científico, ou seja, a meta que se pretende atingir com a elaboração da pesquisa. São eles que indicam o que um pesquisador realmente deseja fazer. Sua definição clara ajuda em muito na tomada de decisões quanto aos aspectos metodológicos da pesquisa, afinal, temos que saber o que queremos fazer, para depois resolvermos como proceder para chegar aos resultados pretendidos.
Podemos distinguir dois tipos de objetivos em um trabalho científico: os objetivos gerais e os objetivos específicos, que devem estar relacionados, por exemplo: se o objetivo geral de um projeto é o de contribuir para o estudo de uma dada realidade social, os objetivos específicos deverão estar orientados para esta meta: descrever a realidade; compará-la com outras situações similares; sistematizar os pontos determinantes para sua ocorrência. Cumpridos estes objetivos parciais, certamente o pesquisador conseguirá atingir seu objetivo mais amplo.
Então, considerando-se que deve haver uma perfeita relação entre o problema de pesquisa e os objetivos, visto que estes brotam a partir do problema, analise o problema a seguir e tente elencar um objetivo geral e, pelo menos, dois objetivos específicos possíveis de serem definidos. (8 p.)
TEMA: Intertextualidade.
Esclarecendo esse conceito:
A intertextualidade refere-se às relações entre os textos. Então, é correto afirmar que todo texto, em maior ou menor grau, é um intertexto, e isso acontece em virtude das relações dialógicas firmadas entre eles.
PROBLEMA: Quais os elementos de intertextualidade entre o filme A Pele que habito (2011), de Pedro Almodóvar, e o romance Mygale (1984), do escritor francês Thierry Jonquet?
Agora, imagine algumas metas para esse problema de pesquisa e defina os objetivos:
OBJETIVO GERAL:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Respostas
3) Sequência correta: V - F - F - V - V - V
a) (Verdadeira): Um problema científico pode ser definido como um assunto controverso, ou ainda não satisfatoriamente respondido em qualquer campo do conhecimento, e que pode ser objeto de pesquisas científicas ou discussões acadêmicas.
b) (Falso) Segundo Antônio Carlos Gil, nem todo problema é passível de tratamento científico.
c) (Falso) o exemplo: “Que tratamento é dado à variação linguística no material didático nas aulas de Espanhol como língua estrangeira (LE)?” não é um problema cientifco porque esta no terreno da subjetividade.
d) (Verdadeira) o exemplo: “Qual a melhor técnica para desenvolver a habilidade de escuta dos alunos nas aulas de Espanhol como língua estrangeira (LE)?”. Podemos dizer que se trata de um problema de natureza científica porque envolve proposições que podem ser testadas mediante verificação empírica.
e) (Verdadeira) O problema de pesquisa deve ser formulado sempre em forma de pergunta.
f) (Verdadeira) A elaboração do problema deve estar voltada diretamente para fatos empíricos, e não para percepções pessoais, segundo Gil.
Nota: É recomendável que coloque o minimo de questões para assim poder ajuda-lo melhor a resolver suas dúvidas