A tirinha abaixo se chama: “O que você faz para marcar o Dia de Martin Luther King Jr.”?
J
Primeiro quadro: “eu me lembro de jogar em uma liga de baseball segregada 65 anos atrás”.
Segundo quadro: “eu penso sobre como fui rejeitada para votar 60 anos atrás”.
Terceiro quadro: “eu me lembro de sentar no fundo do ônibus 55 anos atrás”.
Quarto quadro: “eu penso sobre como eu não era aceito em alguns hotéis 50 anos atrás”.
Quinto quadro: “Eu me lembro dos agentes imobiliários nos separando em certas vizinhanças apenas 40 anos atrás”.
Sexto quadro: “Eu me lembro de quando o senado dos EUA não era todo de brancos... ano passado”. Disponível em: . Acesso em: 07 out. 2018.
Considerando a situação exposta na tirinha acima, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a.
A memória da segregação nos EUA existe apenas entre as pessoas negras mais velhas, como podemos ver nas declarações acima.
b.
A existência de um “dia de Martin Luther King Jr.” é um dos exemplos da visão unanimemente positiva que esse líder possuía na sociedade estadunidense.
c.
A afirmação sobre a segregação nos esportes, como o baseball, é falsa: devido ao destaque dos atletas negros as ligas esportivas nunca usaram de segregação racial.
d.
As diferentes declarações estabelecem uma cronologia das conquistas contra a segregação e, ao mesmo tempo, deixam claro que a segregação racial ainda existe no sistema político dos EUA.
e.
A referência ao senado dos EUA é uma sátira contra o presidente e ex-senador dos EUA, Barack Obama que, apesar de negro, nada fez para combater o racismo institucionalizado na política estadunidense.
Respostas
Resposta:
As diferentes declarações estabelecem uma cronologia das conquistas contra a segregação e, ao mesmo tempo, deixam claro que a segregação racial ainda existe no sistema político dos EUA.
Explicação:
Corrigido Ava
Sobre o racismo e a segregação na sociedade estadounidense, está correta a alternativa: d. As diferentes declarações estabelecem uma cronologia das conquistas contra a segregação e, ao mesmo tempo, deixam claro que a segregação racial ainda existe no sistema político dos EUA.
Racismo e segregação nos Estados Unidos da América
Os Estados Unidos da América tem, tal qual todas as colônias do continente americano, um forte passado escravista. Mesmo após a abolição da escravatura e da independência do país, o racismo segue como um dos pilares da organização social do país, sendo motivo de debate até os dias de hoje.
Na segunda metade do século XX, líderes como Martin Luther King e Malcolm X lutaram pelos direitos civis dos negros, contra a diferenciação que a lei estadounidense assegurava entre negros e brancos.
Para saber mais sobre Martin Luther King, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/5440259
#SPJ2