A razão como elemento ordenador da relação do sujeito com o mundo se imporia em todas as esferas da vida humana. Os experimentos originalmente desenvolvidos por Piaget com crianças pequenas sobre jogos de regras apontam para uma relação de dependência entre o desenvolvimento moral e a capacidade cognitiva, e associam o desenvolvimento moral à flexibilidade das crianças em realizar operações de descentração e coordenações cognitivas entre seu ponto de vista e o de outras pessoas. Esta linha de investigação percebe o desenvolvimento moral como expressão de um dos aspectos da organização estrutural da cognição, propondo a existência de critérios que se aplicariam universalmente aos aspectos cognitivos e sociais do desenvolvimento humano. Fonte: MARTINS, Lincoln Coimbra; BRANCO, Angela Uchôa. Desenvolvimento moral: considerações teóricas a partir de uma abordagem sociocultural construtivista. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília , v. 17, n. 2, p. 169-176, Agosto. 2001 Com base no contexto apresentado, analise as afirmações a seguir. I– A partir dos dados obtidos por Piaget nos estudos realizados com jogos, ele formulou a hipótese de que o desenvolvimento do juízo moral. II– Piaget passou a investigar os deveres morais baseado nas concepções morais das crianças em relação ao dever em três cenários: a verdade, a troca e a preservação material. III– Para a investigação, Piaget utilizou como método a exposição de diversos dilemas morais e as crianças deveriam se posicionar, desempenhando uma espécie de papel de juiz IV– Na fase de heteronomia moral a criança já é capaz de elaborar as normas morais e, portanto, estas são entendidas a partir das funções sociais. Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta: Escolha uma: a. Apenas as afirmativas I e II estão corretas. b. Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. c. Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas. d. Apenas as afirmativas I e III estão corretas. e. Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
Respostas
Apenas 1 e 2 estão corretas.
Bem, a fase representada pela quarta alternativa é pós heteronomia moral, sendo a autonomia.
Piaget utiliza dessas três fases para definir parte dos processos de desenvolvimento da criança o que se relaciona com o desenvolvimento cognitivo a partir da maturação biológica, na medida que na assimilação a mente não se modifica, enquanto para o outro autor nossas relações com o meio tem grande interferência ao longo de nossas vidas.
Deste modo, a postura distorcida na fase adulta, pode estar correlacionada com o fato do indivíduo estar condicionado ao seu desenvolvimento genético como uma característica que se desenvolve ao longo da vida, onde com o avançar da idade ela passará por diferentes processos de evolução, e, quando não cumprido de maneira correta, prejudicará os próximos níveis.
Estão corretos:
d. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
I– A partir dos dados obtidos por Piaget nos estudos realizados com jogos, ele formulou a hipótese de que o desenvolvimento do juízo moral. (CORRETO)
II– Piaget passou a investigar os deveres morais baseado nas concepções morais das crianças em relação ao dever em três cenários: a verdade, a troca e a preservação material. (ERRADO)
JUSTIFICATICA:
Os três cenários seriam: a mentira, o roubo e o dano material.
III– Para a investigação, Piaget utilizou como método a exposição de diversos dilemas morais e as crianças deveriam se posicionar, desempenhando uma espécie de papel de juiz . (CORRETO)
IV– Na fase de heteronomia moral a criança já é capaz de elaborar as normas morais e, portanto, estas são entendidas a partir das funções sociais. (ERRADO)
JUSTIFICATIVA: Segundo o autor na fase de heteronomia moral a criança ainda NÃO é capaz de elaborar as normas morais.