• Matéria: Sociologia
  • Autor: Annecf
  • Perguntado 7 anos atrás

A mwmbrana plasmática envolve a célula, delimitando seu espaço interno. Além dessa função, ela seleciona o que entra e o que sai da célula. Qual é a importância dessa função para as células? me ajudemm​

Respostas

respondido por: smurfnany00gmailcom
10

membrana plasmática, também conhecida como plasmalema, é a estrutura que envolve e delimita todo o conteúdo celular. Estabelece fronteira entre o meio celular interno (parte intracelular) com o meio externo (parte extracelular). Também serve de canal seletivo para a entrada e saída de substâncias na célula.

A membrana plasmática está presente tanto em procariotos quanto eucariotos, sempre desempenhando a mesma função. Por isso, a composição da membrana plasmática também é muito semelhante de um tipo celular para outro.

A membrana plasmática é composta, predominantemente, por lipídios e proteínas. Esta composição é conhecida como lipoproteica, e se organiza obedecendo ao chamado “modelo de mosaico fluido”, proposto desde 1972. O modelo estabelece uma relação entre a estrutura lipoproteica e a flexibilidade e fluidez da membrana.

Estruturas da Membrana Plasmática

Fosfolipídios: encontrados abundantemente na membrana, os fosfolipídios são componentes anfipáticos, ou seja, possuem uma região polar e hidrofílica (com afinidade química pela água). Essa região é conhecida popularmente como cabeça. Além disso, contém uma molécula de fosfato e uma cauda apolar e hidrofóbica (sem afinidade com a água). Devido a essa característica - e ao fato de tanto o citoplasma quanto o meio extracelular possuírem, geralmente, grande concentração de água -, os fosfolipídios se organizam formando uma camada dupla, chamada de bicamada lipídica. Desse modo, a cauda do fosfolipídio se posiciona na porção interna da membrana, enquanto a cabeça permanece em contato com o meio intra ou extracelular.

Proteínas: geralmente mergulhadas na camada de fosfolipídios, as proteínas da membrana atuam no transporte de substâncias, bem como no reconhecimento celular. Algumas proteínas ultrapassam a bicamada lipídica, interrompendo a continuidade. Essas são chamadas de proteínas transmembrana, proteínas canais ou integrais. Outras proteínas se encontram na porção interna ou na porção externa da membrana, e são, portanto, proteínas periféricas.

Colesterol: presente apenas em células animais, o colesterol garante uma maior flexibilidade e elasticidade para a membrana plasmática. Isso facilita a entrada e saída de substâncias hidrofílicas pela bicamada lipídica. Em outros organismos, há outros tipos de esteróides na membrana que desempenham essa mesma função.

Carboidratos: constituem as glicoproteínas, os açúcares ou glicídios. São encontrados, geralmente, na porção da membrana que está em contato com o meio extracelular. Atuam no reconhecimento, adesão e na proteção celular. Em células de animais e de alguns protozoários, a grande concentração de carboidratos presentes na membrana forma uma densa camada posterior à membrana plasmática, conhecida como Glicocálix (ou glicocalice).

Perguntas similares