Guerra civil entre federalistas partidários de Gaspar Silveira Martins, o chamados maragatos, e republicanos partidários de Júlio Castilho, os pica-paus, Kiko flagrou o Rio grande do sul, Santa Catarina e Paraná entre fevereiro de 1893 e agosto de 1895. O conflito envolveu ambas as forças militares locais e ainda remanescentes da revolta da armada, aliados dos federalistas, e se encerrou com a Vitória dos republicanos.
O texto acima trata da revolução federalista. Qual foi um dos principais motivos para este movimento ter ocorrido no Rio grande do sul?
A) a disputa entre dois grupos políticos da região.
B) o estado ser um forte núcleo de monarquistas.
C) a economia da região sido especialmente afetada pela crise do encilhamento.
D) a grande aproximação dos militares gaúchos ao projeto do Marechal Deodoro que não estava sendo cumprido no governo de Floriano Peixoto.
E) a tentativa por gaúchos-que não teve apoio da presidência-de incorporar Uruguai ao território brasileiro.
Respostas
respondido por:
16
Um dos principais motivos para a Revolução Federalista foi a disputa entre dois grupos locais, os Maragatos e os Pica-Paus.
Embora o conflito tivesse também um aspecto anti-centralizador - desejavam aumentar a independência da província do Rio Grande do Sul, que não se sentia representada pelo governo central no Rio de Janeiro - ele surgiu e foi lutado quase que integralmente por adversários políticos locais e dificilmente teria eclodido se não fossem as rivalidades internas no próprio Rio Grande do Sul.
É correta a alternativa A.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás