A obediência é vista como prudência, e não como submissão voluntária a figuras de autoridade, segundo a interpretação de Piaget da moral heterônoma infantil. É por isso, aliás, que não há em Freud uma teoria do desenvolvimento moral propriamente dita − a criança passaria por apenas duas fases: uma pré-moral e, uma vez constituído o superego, outra, moral. Na fase pré-moral, não há relação de autoridade, e tampouco parece haver na fase de constituição do superego. Trata-se, mais uma vez, de um jogo de poder, pois há disputa de posições (filho, pai, mãe). E, se há interiorização dos interditos paternos, ela não provém do reconhecimento do pai como figura de autoridade, mas do reconhecimento de sua força.
Fonte: La Taille, Y. “DESENVOLVIMENTO HUMANO: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA MORAL”, Psicologia USP, 2007, 18(1), 11-36.
Com base no contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) O desenvolvimento moral é produto de uma constante auto-organização do indivíduo e acontece em contextos de interação social
( ) Se pensarmos que a criança passa boa parte de seu dia dentro da escola durante anos, a escola desempenha um papel importante nesse processo.
( ) A escola é um espaço de convivência e de trocas entre funcionários, professores e alunos, sendo então favorável para a construção moral.
( ) A educação moral, nesse sentido, deve ser desconsiderada como ponto de partida para que se efetivem propostas que auxiliem o desenvolvimento moral, de modo que essa construção seja considerada momentânea.
( ) O destaque dado para o ambiente escolar no processo de desenvolvimento da autonomia moral da criança significa a destituição da responsabilidade familiar no processo de formação moral.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Escolha uma:
a.
V – F – F – V – F.
b.
V – V – F – F – V.
c.
F – V – V – F – V.
d.
V – V – V – F – F.
e.
V – F – V – F – V.
Respostas
A resposta correta é:
d.
V – V – V – F – F.
( V ) O desenvolvimento moral é produto de uma constante auto-organização do indivíduo e acontece em contextos de interação social
( V ) Se pensarmos que a criança passa boa parte de seu dia dentro da escola durante anos, a escola desempenha um papel importante nesse processo.
( V ) A escola é um espaço de convivência e de trocas entre funcionários, professores e alunos, sendo então favorável para a construção moral.
( F ) A educação moral, nesse sentido, deve ser desconsiderada como ponto de partida para que se efetivem propostas que auxiliem o desenvolvimento moral, de modo que essa construção seja considerada momentânea.
( F ) O destaque dado para o ambiente escolar no processo de desenvolvimento da autonomia moral da criança significa a destituição da responsabilidade familiar no processo de formação moral.
A alternativa correta sobre a classificação das afirmativas sobre o desenvolvimento moral é a letra D) V – V – V – F – F.
A seguir, analisaremos cada uma das afirmativas apresentadas no enunciado a fim de conferir a sua veracidade:
I - VERDADEIRA, dado que o desenvolvimento moral se origina da organização própria do cidadão e ocorre em meio à interação social.
II - VERDADEIRA, uma vez que a escola possui significativa importância no processo moral da criança.
III - VERDADEIRA, visto que a escola é favorável para a construção moral por conta de haver convivência entre diferentes elementos.
IV- FALSA, já que a educação moral deve ser vista como início de propostas que favoreçam o desenvolvimento moral, para que essa construção seja para sempre.
V - FALSA, porque a família não se destitui do processo de formação moral da criança.
Veja questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/21269746