Respostas
Segue esse texto para se ter uma ideia
Ao recorrer à história, constatamos que o homem segue uma trajetória em busca de poder, durante séculos a força determinava o poder; os mais fortes dominavam os mais fracos e impunham sobre estes a escravidão por seus deleites e vaidades, para deixar claro a todos, que eles detinham o poder.
Mas hoje, o poder não mais é alcançado através da força. A força pode até subjugar pessoas, povos e nações, mas não é mais símbolo de poder. O poder mudou de mãos. Hoje, quem tem o poder é quem tem a informação, o saber, o conhecimento.
Quanto mais sabemos, mais poder teremos. Poder no sentido mais amplo, não significando apenas “ser chefe”. Quem conhece mais escolhe melhor, pois possui mais subsídios e não se deixa levar pela primeira impressão dos fatos. Francis Bacon já preconizava: ”Conhecimento é poder.”
É importante que se entenda muito bem que o que traz valor para as pessoas, no longo prazo, é o conhecimento e não a informação. Não se pode negar o valor da informação certa na hora certa, principalmente aquelas de caráter competitivo. Porém, há de se definir que a informação tem caráter cumulativo, enquanto o conhecimento é seletivo, ou seja, enquanto a informação pode ser buscada na hora que dela necessitamos, e armazenada se necessário for, o conhecimento exige inferência e uso para gerar valor.
Na verdade, o conhecimento só serve para duas coisas: ser compartilhado ou gerar valor. O conhecimento retido em uma mente ou num livro que nunca será lido é um tesouro no fundo do mar. Sabe-se que existe, mas é inútil. A sabedoria, por sua vez, é todo o conhecimento aplicado. Se você conhece todos tipos de dieta, mas não pratica, não adianta, você continuará com os quilinhos a mais, não é verdade? Quando você usa conhecimento para viver melhor, produzir melhor, está exercendo uma certa sabedoria.
O Conhecimento é o grande tesouro, o verdadeiro poder da atualidade. Quem o tem determina o seu destino. O sucesso ou o insucesso é determinado por apenas este detalhe