1)
Quanto à publicidade nas relações de consumo, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
A publicidade enganosa por comissão refere-se à indução ao erro por meio de uma afirmação que não é real ou demonstra-se uma situação que não condiz com a realidade.
b)
A publicidade enganosa por omissão consiste na ausência de informação essencial em relação ao produto que podem influenciar no comportamento do consumidorm, não se aplicando a prestação de serviços.
c)
Uma publicidade que incite a violência é considerada enganosa
d)
O legislador, através do CDC, diferenciou publicidade e propaganda quanto à aplicação de legislação brasileira,
e)
A publicidade enganosa ou abusiva ocorre sempre da associação de fornecedores de produtos e serviços conjuntos.
Alternativa assinalada
2)
A ___________________ consiste no estímulo do estabelecimento de um ambiente de concorrência dos agentes privados a bem do mercado e da ordem econômica.
Alternativas:
a)
boa-fé
b)
liberdade de contratar
c)
livre concorrência
d)
função social da empresa
Alternativa assinalada
e)
preservação da empresa
3)
Em relação à propriedade industrial, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
No Brasil, o registro de qualquer marca tem como requisito a novidade absoluta.
b)
Quanto a marca, trata-se de dar forma a objetos, conferindo-lhes um ornamento harmonioso e até mesmo a sua distinção a outros do mesmo gênero.
c)
A patenteabilidade das invenções está sujeita aos requisitos da novidade, atividade inventiva e aplicação industrial e à inexistência de impedimento legal com relação à invenção.
d)
O desenho Industrial consiste no símbolo que identifica seus produtos ou serviços.
Alternativa assinalada
e)
A patente tem um prazo de duração determinado de 15 anos, no caso de se tratar de uma invenção, e 20 anos para o modelo de utilidade, tais prazos são contados do depósito de patente, data do protocolo no INPI.
4)
Ao falarmos sobre o Direito do Consumidor, além de fazermos referências a seus sujeitos consumidor e fornecedor, também estamos tratando dos direitos básicos do consumidor. Aponte a alternativa que não constitui direitos básicos do consumidor.
Alternativas:
a)
A facilidade de defesa quanto aos seus direitos e até mesmo a inversão do ônus da prova.
b)
A modificação das cláusulas contratuais que estabeleçam prestações desproporcionais.
c)
A prestação de serviços públicos de forma adequada e eficaz.
d)
A reparação e a prevenção quanto aos danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos.
e)
A prorrogação de prazos quanto ao acesso aos órgãos judiciários e administrativos, quando necessário for.
Alternativa assinalada
Respostas
1- A publicidade enganosa por comissão refere-se à indução ao erro por meio de uma afirmação que não é real ou demonstra-se uma situação que não condiz com a realidade.
2- Livre concorrência.
3- A patenteabilidade das invenções está sujeita aos requisitos da novidade, atividade inventiva e aplicação industrial e à inexistência de impedimento legal com relação à invenção.
4- A prorrogação de prazos quanto ao acesso aos órgãos judiciários e administrativos, quando necessário for.
1) Alterntiva correta: a) A publicidade enganosa por comissão refere-se à indução ao erro por meio de uma afirmação que não é real ou demonstra-se uma situação que não condiz com a realidade.
Lembrando que, a Publicidade enganosa é aquela que, de qualquer forma, pode induzir em erro seus destinatários ou afetar seu comportamento econômico. Para os autores O'Guinn, Allen e Semenik, a propaganda enganosa é aquela cujas características de um anúncio são diferentes das afirmações do desempenho da marca.
2) Alternativa correta: c) livre concorrência
A livre concorrência consiste no estímulo do estabelecimento de um ambiente de concorrência dos agentes privados a bem do mercado e da ordem econômica.
A livre concorrência é a possibilidade de as empresas terem um negócio e competirem no mercado, nas mesmas condições que as demais.
3) Alternativa correta: c) A patenteabilidade das invenções está sujeita aos requisitos da novidade, atividade inventiva e aplicação industrial e à inexistência de impedimento legal com relação à invenção.
A propriedade industrial é o direito concedido a uma pessoa para proteger seus próprios produtos, suas marcas, invenções ou outros elementos que são característicos da empresa.
A prorrogação de prazos quanto ao acesso aos órgãos judiciários e administrativos, quando necessário for.