• Matéria: Sociologia
  • Autor: marylopes03
  • Perguntado 7 anos atrás

)

No final do século XIX, já existia um grande movimento de revolta dos trabalhadores em virtude das péssimas condições de vida que levavam. No caso brasileiro, a questão social, como síntese reflexiva do aprofundamento das desigualdades sociais manifestadas nas mais variadas expressões, como a extrema pobreza, miséria, desemprego, desnutrição e exclusão social não é um fenômeno novo no país. Sobre a questão social, analise e aponte as assertivas corretas:

I. A concepção da questão social se insere no contexto do empobrecimento da classe trabalhadora e tem sua origem atrelada ao nascimento do Capitalismo.

II. A questão social se refere única e exclusivamente as expressões das desigualdades sociais.

III. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão".

IV. O surgimento do proletariado como força política coloca a questão social como algo a ser enfrentado pelo Estado, em função dos interesses de grupos hegemônicos do empresariado.

Estão corretas somente:

Alternativas:

a)

I e II
b)

III, III e IV
c)

III e IV

d)

I, III e IV
e)

IV

Respostas

respondido por: Matheusieti
14

A alternativa D está correta.

A questão social não está inteirada apenas nas relações de desigualdade social, mas em todos os aspectos da mesma.

Na idade moderna a partir da revolução industrial, as relações sociais passaram a se expandir e crescer exponencialmente, tendo o indivíduo e o trabalho como engrenagens nesse processo, onde os métodos de produção aumentaram e continuam aumentando de forma exponencial.

Deste modo, essa modificação e desenvolvimento econômico e da forma de trabalho, continuou contribuindo para o avanço em diversos setores, porém, possuindo fatores e marcas negativas, como a luta de classes a partir da desigualdade social.

Perguntas similares