4) Será, de fato, o primeiro a criar o happening (literalmente, evento), um tipo de "ação" que envolve os executores (artistas) e os espectadores. Kaprow mantém uma dupla atividade, como professor de história da arte e praticamente artísticocriativo. Entre os primeiros happenings, o Gas, de 1966, composto de vários eventos, realizado na zona de Long Island. Seus happenings, de início organizado segundo uma encenação exata e perfeita, como uma espécie de ritual terapêutico, transformam-se, a seguir, em improvisações, quase uma representação informal, organizada "em compartimentos", desenvolvendo-se simultaneamente em diversos locais.
Sobre a linguagem do happening, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A linguagem do happening surgiu a partir dos anos 50, em um momento em que a Arte vai às ruas, por meio de técnicas de teatro, encenação, improvisações e espontaneidade que envolve o público.
( ) O happening não possui regras e nem início, meio e fim, uma vez que parte da improvisação.
( ) O happening possui regras específicas para que possa ser considerado como arte.
( ) A diferença entre o happening e a performance é que existe uma intencionalidade do artista na interação com o expectador. Já na performance prevalece a espontaneidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas:
a)
V - V - V - V.
b)
V - F - F - V.
c)
V - V - F - V.
d)
F - F - F - V.
e)
F - V - V - F.
5) Segundo uma reportagem do site de notícias G1, crianças, com idade entre um e dez anos, fizeram uma releitura das obras de arte de mestres da pintura, escultura e do desenho. A partir de um projeto de uma escola de Curitiba, os estudantes conheceram durante um mês a biografia de artistas e aprenderam o contexto histórico em que eles estavam inseridos. Entende-se assim que a releitura é uma prática muito utilizada nas aulas de artes.
Sobre esta atividade, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Quando falamos em releitura, nos referimos a ação de copiar determinada obra de arte, dentro das capacidades técnicas de cada um. Releitura é fazer novamente, é copiar, a composição artística com a ideia de reproduzi-la como a obra original.
PORQUE
II. O produto final da releitura pode levar ou não ao reconhecimento da obra escolhida. Reler é interpretar a obra, é colocar sua visão do mundo, suas críticas, sua linguagem e suas experiências sobre a obra escolhida. É como uma música que pode ser cantada por vários intérpretes. Ela foi elaborada por um compositor, mas ganha diferentes versões a cada vez que é efetuada pelo intérprete.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
4) A linguagem do happening teve início a partir dos anos 50, o happening não possui regras e nem início, meio e fim, uma vez que parte da improvisação.
A diferença do happening e da performance está na intencionalidade do artista na interação com o expectador. Sendo que na performance existe a prevalência da espontaneidade.
Sendo assim, a resposta correta é a alternativa c.
5) O produto final da releitura pode resultar ou não no reconhecimento da obra escolhida. Reler consiste na interpretação da obra, colocando sua visão do mundo, suas críticas, sua linguagem e suas experiências sobre a obra escolhida.
Sendo assim, a resposta correta é a alternativa d.
Bons estudos!
4- c)
V - V - F - V.
5- d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
espero ter ajudado!