A introdução de um texto argumentativo deve apresentar a ideia central a ser defendida. Relendo o primeiro parágrafo do texto “A necessidade pede carona”, pode-se dizer que o objeto de argumentação está na frase:
(A)
“[...] Guanhães, cidade bela e hospitaleira, rodeada por verdes montanhas, premiada com rios, lagos e cachoeiras e dona de natureza preservada [...]”.
(B)
“Com clima ameno, ruas arborizadas e limpas, culinária irresistível e povo simpático e sorridente, Guanhães acabou por merecer o título de Princesinha do Leste Mineiro.”
(C)
“Faço parte da população de 31.000 habitantes e nossa maior fonte de renda é o comércio.”
(D)
“Entretanto, em meio a tanta beleza, alguns problemas que afetam todo o Brasil também nos afetam, por exemplo, a questão da ineficiência do transporte público.”
Respostas
(D) “Entretanto, em meio a tanta beleza, alguns problemas que afetam todo o Brasil também nos afetam, por exemplo, a questão da ineficiência do transporte público.”
O texto nos revela que a ideia central se baseia na dificuldade que as pessoas percorrem todos os dias, em se tratando do transporte público.
Observa-se que a "carona" passa a representar um "luxo", visto que a maioria das pessoas passa cerca de 1/3 do dia em transportes públicos degradados, apertados, "aos pedaços", reflexo da falta de políticas públicas adequadas para investimento no setor de mobilidade urbana.
Resposta:
D) - “Entretanto, em meio a tanta beleza, alguns problemas que afetam todo o Brasil também nos afetam, por exemplo, a questão da ineficiência do transporte público.
Explicação:
Após descrever a bela cidade de Guanhães, a argumentação do texto gira em torno dos problemas causados pela ineficiência do transporte público.