1) Cada sociedade elabora seu próprio conjunto de regras, com objetivo de se organizarem entre si. As diferenças culturais são consideradas mecanismo universal, adotado como referência para conhecer ou julgar o grupo social diferente daquele que participamos. De maneira mais específica, constantemente esse contexto, permeia a rotina escolar, gerando conflito ou enriquecimento das relações sociais. A atitude de interpretar a diferença como desigualdade pode inclusive provocar a discriminação, bem como, outras interferências indesejáveis nos grupos. O enunciado apresentado acima, de maneira clara, trata sobre a Cultura entendida como:
a) Um produto histórico que se transforma ao longo do tempo valorizando diferentes linguagens, tais como: arte, música, trabalho intelectual, etc.
b) Conjunto de códigos que individualiza a ação coletiva do grupo, incentivando cada qual a se destacar e competir entre si.
c) Um processo que acontece de maneira ocasional ou imediatista, propiciando invenção e ressignificação de maneira rotineira.
d) Mecanismo criado pela sociedade para dissipar a memória coletiva e reafirmar o espírito competitivo de determinado grupo social.
e) Artefato que privilegia unicamente o saber dos grupos considerados alfabetizados.
Respostas
respondido por:
6
A alternativa correta é a B.
O texto define a cultura como um conjunto de códigos e ações individuais, mutáveis com o passar do tempo, com os mecanismos de conhecimento e julgamento do grupo social que se participa.
Assim, constantemente existem conflitos, porque durante a escola o que existe é a fase de interpretar as diferenças, que não devem ser lidas como desigualdades para não provocar discriminação.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás