Conforme publicado por Monzani (2012) no portal Educação da UOL, "Patrícia Rodrigues de Campos Rocha, 33, mãe do Guilherme, 7, diagnosticado com autismo, conta que ouviu muito "não" até conseguir matricular o filho em uma escola de ensino regular. Patrícia conta que escutou "diversas desculpas": "não estamos preparados para recebê-lo"’, "aqui tem muitas escadas e pode ser perigoso", "ele usa cadeira de rodas?", "só podemos aceitá-lo se você pagar uma profissional para cuidar dele por fora".Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir. I. As escolas não são obrigadas a matricular aluno cadeirante, caso elas não possuam infraestrutura adequada, como, por exemplo, rampa de acesso às salas de aula, ao invés de escadas. II. A rede pública de ensino deve cobrar dos pais pela contratação do profissional que irá cuidar pessoalmente do filho com deficiência, pois a escola já oferece o professor para atender a todos os alunos em sala de aula. III. Pessoa autista deve estudar em escola especializada e não em escola de ensino regular. IV. A escola é um direito de todos, seja em situação de inclusão ou não.
Respostas
respondido por:
122
I é falsa, a educação é direito de todos e a escola, se assim for determinado pela SEDUC, deve matricular o aluno cadeirante e realizar as obras necessárias.
II é falsa, o Ensino Público no Brasil é completamente gratuito, devendo a escola solicitar recursos do Estado com este objetivo.
III é falsa, a Legislação Brasileira prevê que todos os alunos devem, quando possível, frequentar a escola em ensino regular, combatendo o segregacionismo.
IV é verdadeira, sendo dever do poder público garantir o cumprimento destes direitos.
Anônimo:
ola, temos todos os materiais e portifolios da unopar, anhanguera entre outros. tcc, slides foruns, aco, avaliacao, folders etc 62 98279 7413
respondido por:
45
resposta é b a escola é um direito de todos.
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás