2) De acordo com os conceitos estudados sobre os diferentes tipos de conhecimento, a compreensão de sua importância, suas características e como utilizá-los em uma prática profissional fundamentada, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I – A filosofia não tem serventia apenas para filósofos, e o trabalho da ciência pressupõe o trabalho da filosofia, embora o senso comum continue a propagar que a filosofia é mera abstração. PORQUE II - A Filosofia não pode ser confundida com devaneios ou reflexões sem sentido, uma vez que ela questiona problemas reais, utilizando a razão com vistas a alcançar uma explicação sobre os fenômenos de maneira acertada. Selecione uma alternativa: a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
Está correto o que se afirma nas duas assertivas, e a segunda é uma boa justificativa para a primeira.
I – A filosofia não tem serventia apenas para filósofos, e o trabalho da ciência pressupõe o trabalho da filosofia, embora o senso comum continue a propagar que a filosofia é mera abstração.
Correto. Existe uma compreensão generalizada que entende a filosofia apenas como uma espécie de abstração sem fundamento, sem preocupação com a realidade. É um equívoco. A filosofia é a base da ciência, já que sustenta seus pressupostos.
PORQUE
II - A Filosofia não pode ser confundida com devaneios ou reflexões sem sentido, uma vez que ela questiona problemas reais, utilizando a razão com vistas a alcançar uma explicação sobre os fenômenos de maneira acertada.
Correto. A filosofia não pode ser utilizada como distração. Ela é fundamental no processo de conhecimento do mundo, e deve ser entendida como busca pela verdade.