Nas últimas décadas, o Brasil passou por diversas mudanças políticas, econômicas, sociais e culturais que evidenciaram transformações no modo de vida da população. A ampliação de políticas sociais na área de saúde, educação, trabalho e emprego e assistência social contribuiu para a redução das desigualdades sociais e permitiu que o País crescesse de forma inclusiva. Também se observou rápida transição demográfica, epidemiológica e nutricional, apresentando como consequência maior expectativa de vida e redução do número de filhos por mulher, além de mudanças importantes no padrão de saúde e consumo alimentar da população brasileira. Com o objetivo de tornar a alimentação mais saudável possível, em 2014 o Ministério da Saúde (MS) lançou o Guia Alimentar para a População Brasileira.
Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2017.
Com base nas recomendações do Guia Alimentar complete as lacunas a seguir:
A recomendação do Guia Alimentar para a ingestão de carboidratos totais fique entre ____________ das calorias da dieta. Desse total, ____________ devem ser provenientes de carboidratos complexos e fibras e menos de ____________ de açúcares simples.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Escolha uma:
a. 65 a 85%; 45 a 65% e 20%.
b. 50 a 60%; 45 a 55% e 5%.
c. 55 a 65%; 45 a 55% e 10%.
d. 60 a 70%; 45 a 55% e 15%.
e. 55 a 75%; 45 a 65% e 10%.
Respostas
A alternativa correta para a questão é a letra "E": 55 a 75%; 45 a 65% e 10%..
Logo, a frase completa ficará dessa forma:
"A recomendação do Guia Alimentar para a ingestão de carboidratos totais fique entre 55 a 75% das calorias da dieta.
Desse total, 45 a 65% devem ser provenientes de carboidratos complexos e fibras e menos de 10% de açúcares simples."
É fundamental que a população tenha conhecimento da composição química dos alimentos que são ingeridos por ela, pois esse conhecimento lhe permitirá escolher os melhores nutrientes para que sejam integrados na sua dieta, deixando-a o mais saudável possível.
Essas informações são obtidas por meio das tabelas de composição dos alimentos, disponíveis nos produtos, o que possibilitam um maior controle da segurança alimentar.
Espero ter ajudado!
Resposta:
55 a 75%; 45 a 65% e 10%.
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA