O processo deve ser manipulado de modo a propiciar às partes o acesso à justiça (acesso à ordem jurídica justa), ou seja, acesso à justiça não se identifica pois, com a mera admissão ao processo, ou possibilidade de ingresso em juízo, sendo indispensável que o maior número possível de pessoas possa vir a demandar e a defender-se adequadamente (inclusive em processo criminal).
CINTRA, Antônio Carlos de Araújo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cândido Rangel. Teoria Geral do Processo. 31ᵃ ed. São Paulo: Malheiros, 2015.
Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:
I. O fenômeno processual moderno não pode mais ser compreendido como um fim em si mesmo, apenas de caráter instrumental e sim buscar a concreção dos direitos fundamentais constitucionais.
II. Na moderna processualística, o direito fundamental à jurisdição não se refere apenas à prestação jurisdicional de cunho repressivo, como também à solução consensual dos conflitos postos à apreciação judiciária.
III. Na atualidade, não existem mais entraves de acesso à justiça, pois ela está disponível aos reconhecidamente pobres, em todos os casos, propiciando igualdade material no desenvolvimento do processo.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
II e III, apenas.
b.
III, apenas.
c.
I e II, apenas.
d.
I e III, apenas.
e.
I, apenas.
Respostas
respondido por:
102
A alternativa correta é a C.
I – VERDADEIRO. O processo moderno não se justifica mais pelo processo em si, ele deve atingir um fim, tendo inclusive alguns princípios que aproveitam etapas não perfeitas para que o processo não seja anulado.
II – VERDADEIRO. As formas de resolução de conflitos pacíficas são incentivadas de todas as formas possíveis dentro do próprio Judiciário.
III – FALSO. O acesso à justiça ainda é desigual no Brasil.
respondido por:
35
Resposta:
AVA
Explicação:
I e II, apenas.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás