• Matéria: Filosofia
  • Autor: Estagiariaaa
  • Perguntado 7 anos atrás

1)(Enem 2010) Homens da Inglaterra, por que arar para os senhores que vos mantêm na miséria?

Por que tecer com esforços e cuidado as ricas roupas que vossos tiranos vestem?

Por que alimentar, vestir e poupar do berço até o túmulo esses parasitas ingratos que exploram vosso suor — ah, que bebem vosso sangue?

SHELLEY. "Os homens da Inglaterra’. Apud HUBERMAN, L. In: História da Riqueza do

Homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

A análise do trecho permite identificar que o poeta romântico Shelley (1792-1822) registrou uma contradição nas condições socioeconômicas da nascente classe trabalhadora inglesa durante a Revolução Industrial. Tal contradição está identificada

Alternativas:

a)Na pobreza dos empregados, que estava dissociada da riqueza dos patrões.

b) No salário dos operários, que era proporcional aos seus esforços nas indústrias.

c) Na burguesia, que tinha seus negócios financiados pelo proletariado.

d)No trabalho, que era considerado uma garantia de liberdade.

e)Na riqueza, que não era usufruída por aqueles que a produziam.

2) A existência e reprodução das classes dominadas funciona como condição básica de existência do modo de produção capitalista. À medida que a desigualdade e a exploração constituem a própria essência da sociedade capitalista, (Raichelis, 1988). Esta concepção identifica, como princípio que rege a estruturação das relações sociais na sociedade em,


Alternativas:

a) a solidariedade.
b) a contradição de classes.
c)a ideologia.
d)a intersubjetividade.
e) o saber/poder.

3)Ao relacionar Sociologia e Política, temos o pensador Jean-Jacques Rousseau como um expoente do iluminismo do século XVIII. Esse autor, com muita propriedade, analisou as origens das desigualdades existentes na sociedade de sua época. Analise as assertivas abaixo:

I. Rousseau, nascido no século passado, escreveu um conjunto de textos que ainda é atual, pois mantém a capacidade de emocionar e inspirar alguns leitores e, ao mesmo tempo, outros repudiam sua obra, por isto é difícil permanecer indiferente a Jean-Jacques.

II. Rousseau defendia a ideia da volta à natureza, ou seja, natureza para ele se torna quase uma divindade, um equilíbrio perfeito entre o que se quer e o que se tem. Aponta também para a necessidade do contrato social para garantir os direitos da coletividade.

III. Rousseau entendida que os homens em sociedade devem possuir dirigentes e isto não é prejudicial, pois contribui para a estabilidade da sociedade, como se depreende das seguintes palavras de Rousseau: "os povos, uma vez acostumados a senhores, já não têm condições de dispensá-los. "

IV. segundo Rosseau a espécie humana apresentava dois tipos de desigualdades: uma, que chamava de espiritual, porque o ser humano sempre se orientou pela necessidade religiosa de adoração ao divino. Outra pela desigualdade produzida pela luta do homem pela sobrevivência.

Das afirmações acima,

Alternativas:
a)Apenas I está correta
b)Apenas II e III estão corretas
c)Apenas III e IV estão corretas
d)Apenas I e III estão corretas
e)Apenas IV está correta

4) A concepção da questão social se insere no contexto do empobrecimento da classe trabalhadora e tem sua origem atrelada ao nascimento do capitalismo. Em outros termos, tratam-se das expressões decorrentes das contradições entre as categorias: capital e trabalho, próprias do sistema capitalista de produção. São características do modo de produção capitalista:

Alternativas:

a)Propriedade privada dos meios de produção e mais-valia.
b)Propriedade e socialização dos meios de produção.
c)A propriedade tem que sempre cumprir função social.
d) Relações de produção de solidariedade e cooperação.
e)Equidade social e propriedade coletiva

5)(Ucs 2012) Apesar de todas as mudanças sociais, culturais, econômicas, políticas, dos meios de comunicação e de valores ocorridas no século XX, a discriminação da mulher é ainda um fato comum na sociedade atual.
Considere as seguintes afirmações sobre o papel da mulher na sociedade brasileira.

I. Getúlio Vargas, em 1934, promulgou uma Constituição que dava às mulheres o direito de voto e o direito de serem votadas.

II. A participação feminina na população economicamente ativa, a partir da década de 60, teve um aumento significativo, devido à necessidade de as mulheres trabalharem fora de casa para ajudar no orçamento familiar.

III. As mulheres organizaram várias ONGs feministas, na década de 80, para terem participação na vida social e política nacional, e nessa década foi criado o Conselho Nacional da Condição Feminina, ligado ao Ministério da Justiça.

Das afirmações acima,
Alternativas:

a) apenas I está correta.
b) apenas II está correta.
c) apenas III está correta.
d) apenas II e III estão corretas.
e) I, II e III estão corretas.

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
31

1 – e) Na riqueza, que não era usufruída por aqueles que a produziam.

O texto de Shelley critica diretamente a burguesia da Inglaterra no período da Revolução Industrial. Os burgueses faziam exploração da mão de obra proletária buscando lucros altos que seriam usados em riquezas.

Foi durante a Revolução Industrial que as diferenças sociais mais se acentuaram. A riqueza produzida na época, só chegava aos donos das fábricas, de maneira que os operários viviam em situação de miséria.

Recomenda-se que não poste questões muito extensas, para que possa ser ajudado da melhor maneira.

Bons estudos!

respondido por: juscelino765
19

Resposta:

1 – E) Na riqueza, que não era usufruída por aqueles que a produziam.

Explicação:

Assunto: Inglaterra e Revolução Industrial

Perguntas similares