Segundo Bertol (2016) entre a década de 1960 até a década de 1970, nas lavouras do Brasil o solo passou a ser manejado com mais intensidade, as matas eram derrubadas e feita mecanicamente a destoca, logo após a biomassa era amontoada em leiras e geralmente queimada. O preparo do solo em geral era feito com arados e grades, já a semeadura era por tração mecânica, com cujos preparos o calcário e os adubos fosfatados eram incorporados ao solo. Após a colheita, os resíduos culturais também eram queimados.
Sobre o sistema colonial de exploração do solo, analise as sentenças a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) A queimada dos resíduos das culturas era o principal fator de degradação do solo, pois eliminava a matéria orgânica do solo, tornando-o desprotegido.
( ) A pecuária era intensiva, com alta taxa de lotação (número de cabeças por unidade de área), portanto exercia muita pressão sobre a pastagem que permanecia escassa exercendo importante papel na proteção do solo
( ) A exploração florestal ocorria de forma extrativista, apenas a madeira era retirada da floresta para atender a demanda energética e construção civil, os resíduos florestais permaneciam sobre o solo.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a.
V - V - V.
b.
F - V - V.
c.
V - V - F.
d.
V - F - V.
e.
F - V - F.
Respostas
respondido por:
19
d. V - F - V.
Ao analisar as afirmativas, podemos concluir que:
I – Verdadeira. O solo era bastante degradado devido à queimada dos resíduos das culturas que resultava na eliminação de matéria orgânica no solo.
II – Falsa. A pecuária e a pressão exercida sobre a pastagem não exerce proteção do solo, pelo contrário o degrada.
III – Verdadeira. A exploração florestal era do tipo extrativista. A madeira era retirada da floresta visando o atendimento da demanda de energia e da construção civil.
Bons estudos!
respondido por:
2
Resposta:
V - F - V.
Explicação:
material de estudo lido e exercícios respondidos.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás