Vygotsky elaborou a Teoria Histórico-Cultural pautado no materialismo histórico, questionando o comportamento do sujeito e a sua relação com o social, buscando compreender a importância da educação no desenvolvimento do ser humano, principalmente para o desenvolvimento infantil. REGO, T. C. Vygotsky: Uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 1995. Considerando a Teoria Histórico-Cultural analise as afirmativas a seguir: I. Baseado no contexto social é possível compreender a história do desenvolvimento humano. II. As relações que se estabelecem entre o homem e a natureza são essenciais para o desenvolvimento psíquico do homem. III. Com o rompimento do determinismo biológico ocorre a consciência da transformação do homem social em homem biológico. IV. As reações hereditárias atendem às necessidades básicas do sujeito, mas a partir do desenvolvimento histórico ele passa a aprimorar sua consciência. É correto apenas o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I e II. Alternativa 2: II e III. Alternativa 3: I, II e III. Alternativa 4: I, II e IV. Alternativa 5: II, III e IV. Questão 2 de 10
Respostas
I e II e iV.
A construção das reflexões de Vygotsky quanto o desenvolvimento da criança, estão ligadas ao ambiente social e como o desenvolvimento cognitivo da criança ao longo de sua formação se relacionam com o convívio e as pessoas ao seu redor.
Na realidade a fala tem importância para todas as atividades, porém, ela não se faz necessária dependendo da situação menos complexa que ela é inserida, podendo através de gestos a criança fornecer a resposta.
Valeu!
Alternativa 4:
I, II e IV.
I. Baseado no contexto social é possível compreender a história do desenvolvimento humano.
II. As relações que se estabelecem entre o homem e a natureza são essenciais para o desenvolvimento psíquico do homem.
IV. As reações hereditárias atendem às necessidades básicas do sujeito, mas a partir do desenvolvimento histórico ele passa a aprimorar sua consciência.
Pág. 63 do livro.
Espero ter ajudado!