Respostas
A organização da Enfermagem na Sociedade Brasileira começa no período colonial e vai até o final do século XIX. A profissão surge como uma simples prestação de cuidados aos doentes, realizada por um prupo formado, na sua maioria, por escravos, que nesta época trabalhavam nos domicílios. Desde o princípio da colonização foi incluída a abertura das Casas de Misericórdia, que tiveram origem em Portugal.
No que diz respeito à saúde do povo brasileiro, merece destaque o trabalho do Padre José de Anchieta. Ele não se limitou ao ensino de ciências e catequeses. Foi além. Atendia aos necessitados, exercendo atividades de médico e enfermeiro. Em seus escritos encontramos estudos de valor sobre o Brasil, seus primitivos habitantes, clima e as doenças mais comuns. A terapêutica empregada era à base de ervas medicinais minuncioasamente descritas. Os escravos tiveram papel relevante, pois auxiliavam os religiosos no cuidado aos doentes.
Olá, boa tarde.
Antigamente não havia tantos recursos tecnológicos e químicos como atualmente, então uma saída, um tanto quanto arriscada, mas eficaz, eram os remédios caseiros, geralmente feitos de plantas, muitas delas raras de se encontrar, vários outros remédios eram feitos através de especiarias e chás.
E os cuidados que vem se mantendo até hoje, como repouso, bom sono etc...
Espero ter te ajudado.