Respostas
característica
A qualidade da luz
É possível avaliar a qualidade da luz pelas sombras que ela cria. Iluminação forte – do sol em um dia sem nuvens ou de um flash sem difusor – cria sombras carregadas, de borda dura e altas luzes quentes. A câmera irá se esforçar para manter os detalhes de ambos, e talvez seja preciso fazer ajustes. Iluminação suave – de manhã cedo, finais de tarde, um dia nublado, neblina – reduz o contraste entre a luz e a escuridão, e produz sombras de borda suaves cujos detalhes permanecem visíveis; é ideal para retratos e close e para mostrar as magníficas cores do outono. É possível melhorar a qualidade da luz até certo ponto e, em uma escala reduzida, usando difusores, refletores e flash de preenchimento (mostraremos algumas dicas no decorrer deste capítulo). Porém, às vezes, quando se está fotografando paisagens, o melhor a ser feito é esperar pela iluminação ideal.
A cor da luz
Em geral, fotos “quentes” produzem uma experiência mais prazerosa ao observador, enquanto as “frias” nos deixam exatamente como o nome sugere. Felizmente, a cor da luz ou temperatura da cor, é um dos elementos mais fáceis de se corrigir. É possível ajustar o balanço de branco da câmera para melhorar ou reduzir a temperatura de uma cena. Você pode também usar filtros coloridos em frente à lente da câmera – azuis para esfriar uma cena, âmbar para aquecê-la; ou pode ainda editar a imagem no computador.
A intensidade da luz
Talvez não tão importante do clima de uma foto quanto as outras características da luz, a intensidade ou brilho exerce um papel crucial em termos de exposição. Quanto mais luz estiver disponível, menor a abertura que deve ser usada quando se necessita fazer fotos de ação que dependam da velocidade do obturador. O ISO também deve ter um ajuste mais baixo – logo, há um potencial para criação de imagens de alta qualidade. Entretanto, quanto mais intensa e dura for a luz, maior a chance de se obter altas luzes “lavadas”. Confie no histograma da câmera – o monitor de LCD pode mostrar a imagem mais brilhante ou escura do que ela é.
Direção da luz
A luz pode iluminar o assunto a partir de três direções básicas – pela frente, laterais e por trás. E cada uma delas fornece um sentimento único à imagem. A contraluz pode ser usado para criar um “halo” contornando uma pessoa sentada e dá um clima, drama e interesse visual. Também pode dar vida a uma folhagem e um contorno à água. A única coisa a temer é a luz atingindo diretamente a frente da lente. Isso pode produzir um efeito flare, que reduz o contraste. É possível encontrar no mercado parassóis para as lentes – particularmente para as grandes angulares – mas que nem sempre previnem o flare. Nesses casos, pressione um pedaço de cartão ou sua mão próximo da lente para encobrir a luz direta (com cuidado, para que não apareça no quadro). Iluminação lateral é ótima para destacar a textura de uma paisagem. Ela revela as formas e dá profundidade. Luz frontal é boa para retratos em close, principalmente de pássaros e animais. Ela pode não ter o impacto de um contraluz ou iluminação lateral, mas também não deve ser desprezada.
O que é luz?
A luz é um tipo de onda eletromagnética visível, formada pela propagação em conjunto de um campo elétrico e um magnético