1)
Conforme o objetivo da pesquisa, o pesquisador utiliza técnicas estatísticas em que precisa garantir que todos os indivíduos da população sejam considerados para a amostra. Neste caso, não há subjetividade da escolha do pesquisador, ou mesmo a preferência ou tendências para a escolha das pessoas a serem entrevistadas. Pode-se dizer que este tipo de técnica de amostragem é do tipo:
Alternativas:
a)
Amostragem probabilística;
b)
Amostragem não probabilística por conveniência;
c)
Amostragem não probabilística por julgamento;
d)
Amostragem não probabilística por cota;
e)
Amostragem não probabilística autogerada
Respostas
Das técnicas estatísticas existentes, a Amostragem Probabilística (alternativa A) garante que todos os indivíduos da população sejam considerados na amostra, assegurando, mesmo que com uma certa margem de erro, que todos os subgrupos relevantes da população-alvo da pesquisa, estarão representados na pesquisa.
Essa garantia é essencial para que não haja subjetividade na escolha do pesquisados, ou preferência para escolha das pessoas a serem entrevistadas, sendo que as amostras são selecionadas por um processo aleatório.
Dentro do tópico da Amostragem Probabilística, existem diversos tipos de amostragens: aleatória simples; amostragem sistemática; amostragem aleatória estratificada; amostragem por clusters e a de multi-etapas. Para selecionar a melhor, deve-se estudar as características e pontos relevantes de cada uma.