Respostas
Variação Regional (os chamados dialetos) - São as variações ocorridas de acordo com a cultura de uma determinada região, tomamos como exemplo a palavra mandioca, que em certas regiões é tratada por macaxeira; e abóbora, que é conhecida como jerimum.
Destaca-se também o caso do dialeto caipira, o qual pertence àquelas pessoas que não tiveram a oportunidade de ter uma educação formal, e em função disso, não conhecem a linguagem “culta”.
Variação geográfica: refere-se a diferentes formas de pronúncia, às diferenças de vocabulário e de estrutura sintática entre regiões. ... As diferenças linguísticas entre as regiões são graduais, nem sempre coincidindo com as fronteirasgeográficas.
Sim. A nossa língua da mesma forma que ela sofre influência por aspectos sociais, a questão geográfica e regional é dominante pois a língua portuguesa, somente, ela já mostra para gente a diferença do português do brasil com o português de portugal (palavras, sotaques,) então por nós termos um país com uma extensão territorial dividida, é comum.
- Sotaques é uma marca de variação regional
- Biscoito x Bolhacha
Espero ter ajudado. Bons estudos.
Qualquer duvida entre em contato.