Quais os principais marcos da história da humanidade e os principais momentos da construção da psicologia
Respostas
Bom já é uma ajuda
A história da psicologia de sua construção está ligado em cada momento histórico às exigências de conhecimento da humanidade as demais áreas do conhecimento humano a aos novos desafios colocados pela realidade econômica e social e pela insaciável necessidade do homem de compreender a si mesmo.
Os gregos foram os povos mais evoluídos, particularmente no período de 700 a.C uma produção bem sucedida, permitiu a construção das cidades- estados (polis). As riquezas geraram crescimento e este crescimento exigia solução praticas para a arquitetura e para a agricultura e para a organização social, esses avanços permitiram que o cidadão se ocupasse das coisas do espírito, como a filosofia e a arte.
A filosofia começou a especular em torno do homem e da sua interioridade. É entre os filósofos gregos que surge a primeira tentativa de sistematizar uma psicologia
O termo psicologia vem do grego psyche, que significa razão. Portanto, etimologicamente psicologia significa “estudo da alma.”
Como diz Herrmann Ebbinghaus “A psicologia possui um longo passado, mas uma história curta”. Foi um dos primeiros psicólogos experimentais. Desde a Antiguidade pensadores, filósofos e teólogos de várias regiões e culturas dedicaram-se a questões relativas à natureza humana - a percepção, a consciência, a loucura. Apesar de teorias "psicológicas" fazerem parte de muitas tradições orientais, a psicologia enquanto ciência tem suas primeiras raízes nos filósofos gregos, mas só se separou da filosofia no final do século XIX.
A partir de então a filosofia se desliga da religião e a psicologia se destaca como ramo especial da Filosofia, acreditava-se que o ser humano revelava sua alma por meio de sua forma de ser, com a evolução dos tempos alguns filósofos substituíram o termo alma por mente, passando então a Psicologia a ser a ciência que investiga a mente tal posicionamento deu margem a controvérsia, pois não se conseguiam chegar a unanimidade em relação ao conceito para esse novo possível objeto de estudo, uma espécie de falta de "identidade epistemológica. No entanto isso não a impediu, porém, de realizar notáveis progressos, tanto no campo teórico como, e, sobretudo, no da sua aplicação em diversos setores da atividade social. A partir do momento em que a Psicologia conseguiu determinar seu objeto de estudo no comportamento observável( de humanos e animal), Psicologicamente se designa por comportamento, entendendo por tal tudo aquilo que os seres vivos fazem, dizem e pensam, e utilizar-se de todo o rigor exigido pelo métodos cientifico, elas se integrou as Ciências Sociais.
A psicologia entre os gregos estudava o interior do homem a alma ou o espírito. Já no Império Romano a psicologia relacionava-se com a religião, a igreja católica monopolizava o saber e o estudo do psiquismo. No renascimento dá-se um processo de valorização do homem e um grande avanço no conhecimento científico. A construção da psicologia se deu em vários momentos históricos destacaremos os principais:
700 a.C entre os filósofos gregos que surge a primeira tentativa de sistematizar uma psicologia.
469-399 a.C a psicologia na antiguidade ganha consistência com Sócrates
427-347 a.C Platão procurou definir um lugar para a razão no nosso próprio corpo
384-322 a.C Aristóteles diz que alma e corpo não podem ser dissociados
400 a.C falar de psicologia nesse período e relacioná-la ao conhecimento religioso. Dois grandes filósofos representam esse período santo Agostinho e São tomas de Aquino.
1443- Copérnico causa uma revolução no conhecimento humano.
1610- Galileu estuda a queda dos corpos
1596-1659 René Descartes postula a separação entre mente calma espírito e corpo
Séculos XIX o mundo se moveu. A racionalidade do homem aparece então como a grande possibilidade de construção do conhecimento
1846 a neurologia descobre que a doença mental é fruto da ação direta ou indireta de diversos fatores sobre as células cerebrais.
1860 temos a formulação de uma importante lei no campo psicofísico
1832-1926 cria na universidade o primeiro laboratório para realizar experimento na área de psicologia. Fim do século XIX seu Status de ciência é obtida à medida que se liberta da filosofia.
A linha do tempo da psicologia abrange séculos, com a menção conhecida mais antiga de depressão clínica em 1500 aC em um antigo manuscrito egípcio.
Eventos de Psicologia Importantes: século XIX
1878: G. Stanley Hall se torna o primeiro americano a ganhar um Ph.D. em psicologia.
1879: Wilhelm Wundt estabelece o primeiro laboratório de psicologia experimental em Leipzig, Alemanha dedicada ao estudo da mente.
1883: G. Stanley Hall abre o primeiro laboratório de psicologia experimental na U.S. na Johns Hopkins University.
1885: Herman Ebbinghaus publica seu seminal "" Über Das Gedächtnis (On Memory ) em que ele descreve experiências de aprendizagem e memória que ele realizou em si mesmo.
1886: Sigmund Freud começa a oferecer terapia para pacientes em Viena, Áustria.
1890: William James publica "Princípios de Psicologia".
Eventos de Psicologia Importantes: 1900 a 1950
1900: Sigmund Freud publica seu livro de referência, "interpretação dos sonhos".
1901: A sociedade psicológica britânica é estabelecida.
1906: Ivan Pavlov publica suas descobertas em condicionamento clássico. Carl Jung publica "a psicologia da demência Praecox".
1912: Max Werzeimer publica "estudos experimentais da percepção do movimento", que leva ao desenvolvimento da psicologia Gestalt.
1913: Carl Jung começa a se afastar das vistas freudianas e desenvolve suas próprias teorias, que ele se refere como psicologia analítica.
1915: Freud publica o trabalho em repressão.
1932: Jean Piaget se torna o principal teórico cognitivo com a publicação de seu trabalho "o julgamento moral da criança".
Eventos de Psicologia Importantes: 1950 a 2000
1952: O primeiro manual diagnóstico e estatístico de distúrbios mentais é publicado.
1963: Bandura descreve primeiro o conceito de aprendizagem observacional para explicar a agressão.
1974: Stanley Milgram publica "obediência à autoridade", que descreve os achados de suas famosas experiências de obediência.
1980: O DSM-III é publicado.
1990: Noam Chomsky publica "sobre a natureza, uso e aquisição da linguagem".
1991: Steven Pinker publica um artigo que introduz suas teorias sobre como as crianças adquirem a linguagem, que mais tarde publica no livro "O instinto de idiomas".
Saiba mais sobre psicologia em:
https://brainly.com.br/tarefa/22803298