As instituições de educação infantil surgiram a partir de mudanças econômicas, políticas e sociais que ocorreram na sociedade. Algumas dessas mudanças são: as mulheres ingressaram no mundo do trabalho e assumiram um novo papel na sociedade, a forma da organização das famílias, dentre outras. Novas ideias e concepções sobre a infância e o papel da criança na sociedade também são exemplos de mudanças ocorridas, e que contribuíram para o surgimento das instituições infantis (CRAIDY & KAERCHER, 2001). A educação infantil é considerada a primeira etapa da educação básica, conforme estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/97 ), e deve ser ofertada em creches e pré-escolas. Esses espaços educativos, públicos ou privados, têm como finalidade a formação e desenvolvimento de crianças de 0 a 5 anos de idade. As orientações para a oferta da educação infantil foram estabelecidas pelo MEC/SEB - Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, 2009. Essas diretrizes concebem a criança como "sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura" (MEC, 2010, p.12). Analisando a concepção de criança apresentada pelo MEC e buscando outras fontes de pesquisa sobre o assunto, discorra sobre quais são as práticas escolares desejáveis para o desenvolvimento das crianças. Atenção! Para resolver este Desafio, você deverá citar uma prática cotidiana da escola ou do(a) professor(a), para cada um dos tópicos abaixo: - Currículo - Metodologia - Organização do espaço, tempo e materiais - Interação e diversidade
Respostas
Currículo: Atividades que estimulem o hábito de brincar;
Metodologia: Os alunos estarão em uma quadra, onde iniciaremos diversas "prendas" com o intuito de fortalecer o trabalho de equipe e coletividade;
Organização do espaço: Quadra já preparada pela instituição;
Interação e diversidade:
O ato lúdico no brincar tem grande importância em como a formação do aluno será feita, pois é nessa fase que ele passa a interagir com os colegas de classe e com os professores, aprendendo e experienciando novas coisas.
Por isso, uma atividade que a professora poderia ter colocado em prática, seria a queimada, ou até mesmo peteca, o que fortaleceria a competitividade e o desenvolvimento físico.
Resposta:
Explicação:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Currículo:
A escola desenvolve projetos voltados para as múltiplas manifestações culturais. Todas as atividades planejadas pelos professores consideram a criança um sujeito ativo e participativo.
Metodologia:
Os planos de aula dos professores contemplam a brincadeira e as interações entre as crianças em todos os temas e experiências trabalhados.
Organização do espaço, tempo e materiais:
Os professores utilizam sistematicamente outros espaços da escola para desenvolver suas atividades, como, por exemplo, a biblioteca, o pátio, o jardim da escola, a cozinha, o parque, além de outros espaços da comunidade.
Todas as turmas iniciam o ano com uma rotina que é avaliada e melhorada mensalmente, conforme envolvimento e desenvolvimento dos alunos.
Na sala de aula, são estabelecidos os cantinhos para construir a autonomia dos alunos: cantinho da matemática, cantinho da leitura, materiais individuais, jogos, brinquedos, etc.
Interação e diversidade:
Os alunos são agrupados, na sala de aula, em quatro em cada mesa. As atividades e brincadeiras realizadas pela turma sempre exigem a contribuição individual de cada um, em uma construção coletiva.
Cada professor desenvolve projetos com a turma, que consideram uma experiência caracterizada pela diferença. Os temas são: gênero, etnia, raça e inclusão.