Respostas
Segundo as Leis da Termodinâmica, o calor sempre flui espontaneamente de um corpo de maior temperatura para um corpo de menor temperatura. Portanto, já que A está mais quente, ele transfere calor para o B. Dessa forma, a temperatura de A diminui enquanto a de B aumenta.
Conforme ocorre essa troca de calor, as temperaturas eventualmente se igualam, e o sistema atinge o equilíbrio térmico, portanto a temperatura final de A se torna igual a temperatura final de B.
Para resolver essa questão, bastava ter em mente a importantíssima diferença entre calor e temperatura, tópico muito cobrado pelos vestibulares e concursos públicos, e que serve como base de entendimento para os assuntos mais aprofundados da Termologia.
2) Deve-se manter o termômetro em contato com a pessoa para que haja a ocorrência de calor por condução até que seja atingido o equilíbrio térmico, momento em que o termômetro se encontra com a mesma temperatura que a pessoa.
3) a) Impossível, pois essa temperatura se encontra abaixo do zero absoluto, que é a temperatura mínima para qualquer substância, representada por -273°C.
b) Novamente, -15K está abaixo de 0K, que é o zero absoluto, portanto é um cenário impossível.
c) -253° C é uma opção válida por ser uma temperatura extremamente baixa, mas ainda acima do zero absoluto.
4) a) Falso, já que calor é energia térmica em movimento, e não a agitação média das partículas.
b) Sim, pois, para uma mesma massa de gás, aquele que possui maior temperatura tem maior energia cinética, já que suas partículas estão mais agitadas.
5) O termômetro de Galileu, por mais que seja elegante, funciona apenas com intervalos muito pequenos de temperatura entre 18°C e 28°C, sendo de pouco utilidade para efetuar quaisquer atividades laboratoriais relevantes.
6) O ponto de fusão e de ebulição de uma substância dependem da pressão à qual ela está submetida, portanto não há um ´´verdadeiro´´ ponto de fusão de gelo e de ebulição da água.
b) Uma vez que a água é uma substância tão presente, importante e abundante dos indivíduos, é altamente compreensível que um modelo termométrico baseado nela tenha se proliferado universalmente.
7) -40°C= -40° F
8) Com o desenvolvimento das tecnologias de comunicação e de transporte a partir da Revolução Científica e das Revoluções Industriais, foi necessário que houvesse a padronização dos sistemas de medida, para que os cientistas de diferentes nacionalidades pudessem se comunicar com uma linguagem padrão em qualquer posição do globo terrestre. Por exemplo, durante a Revolução Francesa, foi criado o Sistema Internacional de Unidades a fim de facilitar o processo de comunicação e desenvolvimento científico, contribuindo para a construção de um caráter universalista para a ciência.