QUESTÃO 1
A democracia está em risco? Esta é uma pergunta que não quer calar no início deste século. A crise mundial em processo de recuperação faz reacender o questionamento sobre a liberdade, o direito de escolha. Em muitos países, governos extremistas sobem ao poder e consideram que o nacionalismo, o extremismo religioso e cultural podem ser a saída para a insegurança. Muitos resumem que a violência deve ser combatida com violência. Por outro lado, tragédias como a de Mariana e, agora, em Brumadinho, ambas em Minas Gerais, vêem o poder econômico falar mais alto diante dos riscos a população. Em uma reportagem do G1 demonstra-se o quanto a empresa Vale do Rio Doce, uma multinacional, lucrou, mesmo logo depois da tragédia de Mariana (2015).
Diante da crise de regimes democráticos e do avanço de grandes empresas mundiais, elabore uma dissertação-argumentativa sobre o tema, demonstrando as contradições entre a representatividade política, a cidadania, a sociedade de consumo e o poder econômico.
Respostas
Se a democracia está em risco? Podemos afirmar que ela sempre está e sempre estará, mas no caso do Brasil, especificamente, possuímos instituições democráticas que demonstraram-se muito resistentes nas últimas duas décadas.
Não existe uma clara relação entre a crise de regimes democráticos e do avanço de grandes empresas mundiais; uma coisa não tem nada a ver com a outra; muito pelo contrário: os países menos democráticos estão no Oriente Médio e na África, onde ocorrem guerras civis e conflitos diariamente.
As empresas mundiais não são vilãs, elas promovem o desenvolvimento e a geração de renda; o grande problema é que essas empresas precisam ser responsabilizadas por seus crimes, e as autoridades não podem se ver intimidadas pelo poder econômico delas. Há de reinar o império da lei, em todas as instâncias, para todos.
Abraços!