Respostas
Mitose e meiose são dois tipos de divisão celular. Na mitose, o processo de divisão celular resulta em duas células-filhas geneticamente idênticas, que se desenvolvem a partir de uma única célula-mãe.
Já na meiose a divisão de uma célula envolve duas fissões do núcleo, dando origem a quatro células sexuais, cada uma com metade do número de cromossomos da célula original.
Mitose e meiose
Mitose Meiose
Definição Processo de reprodução assexuada em que a célula se divide em duas, produzindo uma réplica com um número igual de cromossomos. Tipo de reprodução celular em que o número de cromossomos é reduzido pela metade através da separação de cromossomos, produzindo 4 células haploides.
Divisão celular A célula somática divide uma vez. Uma célula reprodutiva se divide duas vezes.
Tipo de reprodução Assexuada. Sexuada.
Número de células-filhas São produzidas 2 células-filhas. Cada célula é diploide (2n), contendo o mesmo número de cromossomos. São produzidas 4 células-filhas. Cada célula é haploide (n), contendo a metade do número de cromossomos da célula original.
Composição genética As células-filhas resultantes da mitose são geneticamente idênticas. As células-filas resultantes contêm diferentes combinações de genes.
Fases da divisão
Prófase
Metáfase
Anáfase
Telófase
Prófase I
Metáfase I
Anáfase I
Telófase I
Prófase II
Metáfase II
Anáfase II
Telófase II
As células são originadas a partir de outras células que se dividem. A divisão celular é comandada pelo núcleo da célula.
Ocorrem no nosso corpo dois tipos de divisão celular: a mitose e a meiose. É chamado de mitose divisão celular, em que uma célula origina duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos existentes na célula mãe. Na meiose os cromossomos também se duplicam no núcleo da célula-mãe (diploide), que vai se dividir e formar gametas (células-filhas, haploides). Mas, em vez de o núcleo se dividir uma só vez, possibilitando a formação de duas novas células-filhas, na meiose o núcleo se divide duas vezes. Na primeira divisão, originam-se dois novos núcleos; na segunda, cada um dos dois novos núcleos se divide, formando-se no total quatro novos núcleos.