Conforme citado nas "Diretrizes de Estimulação Precoce" (Brasil, 2016, p. 11), "[...] o cuidado à saúde da criança, por meio do acompanhamento do desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida é tarefa essencial para a promoção à saúde, prevenção de agravos e a identificação de atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor".
Disponível em: < https://bit.ly/2GOVfra > Acesso em: 8 fev. 2019.
Com base nas "Diretrizes de Estimulação Precoce", avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O acompanhamento do desenvolvimento infantil, nos primeiros anos de vida, garante acesso à avaliação, diagnóstico, tratamento e reabilitação, inclusive a estimulação precoce, das crianças que necessitem de cuidados especializados.
PORQUE
II. Um cuidado integral e articulado entre os serviços da atenção básica e especializada da Rede de Atenção à Saúde (RAS) do SUS possibilitará a conquista de uma maior funcionalidade das crianças que apresentem alguma deficiência, permitindo, assim, um futuro com mais autonomia e inclusão social.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
Alternativa assinalada
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
4)
Conforme
Respostas
A resposta é a alternativa (b)
O acompanhamento do desenvolvimento infantil, nos primeiros anos de vida ele é fundamental para a descobertas de doenças e tratamento um exemplo são as crianças diagnosticadas com zica, elas recebem o tratamento ainda no útero da mãe.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
Ambas estão corretas e se complementam.
Partindo de uma perspectiva social, vemos que as diretrizes básicas de formação de professores buscam preparar os educadores para exercer suas funções dentro e fora do ambiente escolar.
A última resolução assinada foi a de número CNE/CP 1 de 9 e Agosto de 2017, visando definir os processos curriculares nacionais para a formação inicial em nível superior, ou seja, dar base aos cursos de licenciatura, e os cursos de formação pedagógica para graduados assim como uma melhor estrutura na formação continuada.