Em 2011 foi criada a Rede Cegonha para assegurar às mulheres seu direito ao planejamento reprodutivo, assim como uma atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, além de garantir às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. Neste mesmo ano, o Ministério da Saúde juntamente com diversos setores elaborou um documento com a segunda versão da política de diretrizes para a humanização e a qualidade do atendimento.
Respostas
Olá! Você esqueceu de colocar as alternativas, mas achei uma questão similar e creio que pode te ajudar. Aqui está:
Considerando a segunda versão da política de diretrizes para a humanização e a qualidade do atendimento, avalie as alternativas a seguir e identifique as que trazem as diretrizes e objetivos gerais e específicos, correspondentes à segunda versão:
I. Garantir os direitos e promover a melhoria nas condições de vida das mulheres através da ampliação do acesso aos meios e serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde em todo território brasileiro.
II. Colaborar para a diminuição da morbidade e mortalidade da mulher no Brasil, principalmente por causas evitáveis, em todos os ciclos de vida e nos diversos grupos populacionais, sem discriminação de qualquer espécie.
III. Humanizar, ampliar e qualificar a atenção à mulher no SUS.
IV. Promover ações de enfrentamento de violência à mulher, por meio do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher.
Dadas as afirmativas, a única incorreta é a IV. Apesar de a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM) de fato assistir a mulher que foi vítima de alguma violência, seja sexual ou doméstica, esta política não enfrenta de fato o problema, se relegando apenas à promover ações de cuidado a estas mulheres em estado de vulnerabilidade.
É interessante ressaltar que o PNAISM também promove ações de pré-natal e puerpério, planejamento familiar e prevenção do câncer de colo uterino, sempre tendo um olhar holístico sobre a mulher.
Resposta:
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Explicação:
só a IV está errada