O consumo de água para praticamente todas as atividades humanas é algo que estimula a evolução tecnológica acerca desta temática, incentivado principalmente por crises hídricas, que ao longo dos anos estão cada vez mais intensas e frequentes.
Uma iniciativa interessante vem da cidade de Florianópolis – SC, onde a prefeitura municipal sancionou uma lei, em que empreendimentos com tamanho maior que 200 m2 devem incorporar em sua estrutura um sistema de captação da água da chuva, visando a economia deste recurso, bem como a prevenção a eventos climáticos extremos, tais como as inundações (INEAM, 2016).
Além disso, esse sistema de captação de águas pluviais deve englobar mecanismos de tratamento prévio, permitindo assim, usos não potáveis, tais como serviços domésticos ou irrigação de jardins. A imposição dessa tecnologia, além de auxiliar na economia de recursos naturais, bem como contribuir para a menor probabilidade de inundações, ainda não possui um baixo valor de instalação, visto que custa, em média, apenas 1% do valor total da obra (INEAM, 2016).
O funcionamento desse sistema ocorre, primeiramente, pela captação da água precipitada, que é encaminhada por meio de calhas e tubulações para um filtro, permitindo a eliminação de materiais grosseiros. Posterior a esse processo, parte da água já tratada é disposta num reservatório e o restante, contendo as impurezas, é descartado nas galerias pluviais. A partir disso, dependendo do uso doméstico que será realizado, há a necessidade de adaptação do sistema, como o uso de bombas para a possibilidade da utilização em descargas sanitárias, dentre outros. Observe a figura a seguir:
Desenho esquemático de um sistema de captação da água da chuva
Fonte: INEAM – Instituto Nacional de Educação Ambiental. Aproveitamento da água da chuva passa a ser obrigatório em Florianópolis. 2016. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2018.
A partir do demonstrado acima, analise as afirmações:
I – O sistema de captação da água da chuva é algo importante do ponto de vista econômico, mas não ambiental.
II – Os sistemas de captação da água da chuva trazem como principais benefícios a economia de recursos naturais e a prevenção a inundações.
III – Ao se adotar um sistema de captação de água pluvial, o indivíduo tem como principal benefício a independência do sistema de abastecimento público, visto que é possível realizar todos os usos com a água da chuva armazenada.
IV – Considerando o funcionamento do sistema de captação, nota-se que toda a água precipitada é encaminhada para o armazenamento, tendo um aproveitamento total dela.
Analisando as afirmações, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. III e IV, apenas.
b. IV, apenas.
c. II e III, apenas.
d. I, II, e III, apenas.
e. II, apenas.
Respostas
respondido por:
65
Resposta:
II APENAS
Explicação:
respondido por:
0
Resposta:
c.
II, apenas. Correto
Explicação:
corrigido pelo ava
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás