Considerando que, na superficie da lua, a aceleração da gravidade é 1/6 da gravidade na superficie da terra, podemos então afirmar que uma pessoa saltando a lua, segundo o angulo de 30°, usando o mesmo esforço que o empregado aqui na terra para dar um pulo, saltaria:
A) Mais alto e mais longe.
B) Mais baixo e mais longe.
C) A mesma altura e a mesma distância.
D) Mais alto e menos longe.
E) Mais baixo e menos longe.
Respostas
Primeiramente, deve-se decompor as componentes vetoriais da velocidade para efetuar o cálculo. Em seguida, compararemos o comportamento na Terra e na Lua. A componente vertical fornecerá a nova altura, e a componente horizontal dirá o novo alcance.
Na Terra, a componente responsável pela altura é a velocidade vertical, que é obtida a partir da conservação de energia mecânica. Quando um indivíduo efetua um salto, com o seu pé saindo milimetricamente do chão, ele possui energia cinética máxima e energia potencial nula. Assim que atinge o ponto mais alto de sua trajetória, ocorre o inverso: não há energia cinética, porém a energia potencial é máxima. Portanto, veja o primeiro anexo.
O módulo da componente horizontal não é afetado pela aceleração da gravidade, que atua apenas na direção vertical. Dessa forma, pode-se analisar diretamente que o alcance obtido na Lua é maior, já que a altura alcançada pelo indivíduo também é, além de não haver forças dissipativas no eixo horizontal e de ele ter aplicado o mesmo impulso para empregar o salto.
Resposta:
A
Explicação:
Mais alto e mais longe pq a gravidade É MT menor.