A organização sindical, foi uma das formas em que a classe operária se constituiu e ainda, se constitue, para discussão sobre os impasses ligados às relações no mundo do trabalho. Até hoje os sindicatos – típicas organizações da classe trabalhadora – influenciam nas decisões da legislação trabalhista, das conquistas dos trabalhadores e do intermédio das relações entre empregador e empregado. Diante do papel da classe operária nas origens do mundo urbano, assinale a alternativa correta.
Respostas
As alternativas são:
Alternativa 1: A ausência de greves na Inglaterra do Século XIX demonstra a fragilidade sindical.
Alternativa 2: A organização sindical foi uma das formas em que a classe operária se constituiu (e se constitui) em sociedade.
Alternativa 3: Os sindicatos, exemplos de resistência do empresariado, ainda não resultaram em medidas positivas para a classe trabalhadora.
Alternativa 4: Nas origens da sociedade urbana, a classe operária aceitou com tranquilidade as medidas tomadas pelos proprietários das indústrias.
Alternativa 5: Os sindicatos pouco representavam as classes operárias da época, pois mais atrapalhavam do que ajudavam na intermediação de crises entre os empresários e os trabalhadores.
1 é falsa, o Século XIX foi especialmente marcado pelas greves e "convulsão" social na Inglaterra.
2 é verdadeira, de modo que é por meio dos sindicatos que a classe trabalhadora se organiza enquanto classe e faz com que sua voz coletiva seja ouvida.
3 é falsa, muitas conquistas trabalhistas foram fruto das lutas sindicais.
4 é falsa, a classe operária reagiu violentamente e com organização política às medidas tomadas pela burguesia.
5 é falsa, os sindicatos eram o "coração político" do proletariado da época.