1)
Qual método surgiu para suprir uma nova necessidade de informações de custos e visa reduzir as distorções causadas pelo aumento dos gastos indiretos e do aumento do mix de produtos e serviços oferecidos, fornece também uma informação mais acurada e precisa sobre o custo global de um serviço ou produto, atendendo a uma necessidade informacional condizente às peculiaridades das organizações como altos índices de custos indiretos e variado mix de produtos ou serviços?
Alternativas:
a)
Custeio explicativo
b)
Custeio de decisão
c)
Custeio estratégico
d)
Custeio baseado em atividades
e)
Custeio de organização
2)
Qual lei impôs que ao gestor a necessidade de atuar com responsabilidade na gestão fiscal, ou seja, cumprir o artigo 165 da Constituição Federal?
Alternativas:
a)
Lei Orçamentária 101
b)
Lei de Diretrizes e Bases
c)
Lei Orçamentária Anual
d)
Lei de Responsabilidade Fiscal
e)
Lei Orçamentária 1001
3)
A contabilidade de custos produz informações gerenciais para que os diversos níveis hierárquicos da administração sejam capazes de planejar, controlar e decidir com maior eficiência e eficácia. De acordo com seus estudos qual método de custeio é utilizado pelos gestores que desejam alocar os seus produtos ou serviços tanto os custos diretos como os indiretos incorridos na sua produção, visando obter o custo total do objeto de custeio?
Alternativas:
a)
Custeio por absorção
b)
Custeio RKW
c)
Custeio ABC
d)
Custeio Fixo
e)
Custeio Variável
4)
"é aquele que dá ênfase contribuição que cada produto oferece para a cobertura dos custos indiretos (predominantemente fixos) e para a geração de lucro das empresas. Por isso, aloca aos produtos e serviços os custos e despesas que podem ser indiretamente relacionados a eles, como matéria prima, embalagens, depreciação direta, entre outros". O texto se refere a:
Alternativas:
a)
Custeio direto
b)
Custo variável
c)
Custeio de análise
d)
Custeio de serviços
e)
Custeio por ordem
5)
O Sistema de Predeterminação de Custos está associado ao modelo de mensuração das atividades da gestão e visa direcionar as decisões e a avaliação dos gestores por meio da fixação de padrões quando do planejamento na elaboração do PPA, LDO e LOA. O pilar de sustentação do processo de gestão pública é o planejamento estratégico situacional, descrito no PPA e que forma um documento único que norteará as ações dos agentes púbicos durante quatro anos de sua vigência. De acordo com Matus (1997) o planejamento estratégico situacional é composto por quatro momentos distintos. Quais são estes quatro momentos?
Alternativas:
a)
Momento levantamento, custeamento, apropriação e sinalização
b)
Momento estático, variável, fixo e custeamento
c)
Momento fixo, variável, levantamento e licitação
d)
Momento análise, apropriação, levantamento e normativo
e)
Momento explicativo, normativo, estratégico e tático-operacional
Respostas
As alternativas corretas são 1 -D, 2-D, 3-A, 4-A, 5-A.
O método que surgiu para suprir uma nova necessidade de informações de custo é o d) Custeio baseado em atividade. A lei que impôs ao gestor a necessidade de atuações sobre a responsabilidade na gestão fiscal é a d) Lei de Responsabilidade.
O método de custeio que deseja a alocação dos seus produtos é o a) Custeio por Absorção. Aquele que dá ênfase a contribuição que cada produto oferece através da alocação de produtos e serviços é a) Custeio direto. O sistema de predeterminação de custos no qual é composto por quatro momentos sendo eles a) Momento levantamento, custeamento, apropriação e sinalização.
Espero ter ajudado.
AS RESPOSTAS CORRETAS SÃO:
1 – (d) - Custeio baseado em atividades
2 – (d) - Lei de Responsabilidade Fiscal
3 – (a) - Custeio por absorção
4 – (a) - Custeio direto
5 – (e) - Momento explicativo, normativo, estratégico e tático-operacional
1 D
2 D
3 A
4 A
5 E
assim foi confirmado pelo AVA