Enunciado:
Em visita domiciliar a uma família que tem um bebê de seis meses, o agente comunitário de saúde encontra uma adolescente, Fabiana, de 16 anos, conversando com a mãe do bebê, Maria, sobre suas dúvidas com relação à gravidez. Fabiana, na verdade, está grávida de três meses e mudou-se para esta comunidade há um mês.
Fabiana morava anteriormente com os pais e cinco irmãos em uma casa de dois cômodos numa cidade próxima. Após a descoberta da gravidez, ela e seu namorado de 18 anos, Marcos, decidiram se casar e resolveram mudar-se para esta localidade, porque Marcos encontrou trabalho como ajudante de cozinha. Fabiana acabou tendo que abandonar a escola onde já cursava a segunda série do ensino médio. Ela está bastante preocupada com as mudanças corporais que estão ocorrendo devido à gravidez.
O agente comunitário, além de prestar atendimento a Maria e seu bebê, orienta Fabiana quanto à necessidade de iniciar o pré-natal o mais rápido possível na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.
A situação descrita anteriormente ainda é muito comum em nosso país de proporções continentais e repleto de desafios sociais. Por isso é tão importante que o governo implemente políticas públicas dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), por exemplo.
Tendo como base a situação descrita acima e levando em consideração conceitos de saúde e doença, determinantes sociais de saúde, princípio da universalidade do SUS, atenção básica de saúde e políticas públicas de saúde da mulher e da criança, elabore um texto dissertativo respondendo as questões a seguir:
Quais os fatores que chamam sua atenção neste caso?
Em quais políticas públicas de saúde Fabiana se enquadra no Sistema Único de Saúde (SUS)?
Considerando que após o nascimento da criança, Fabiana continuou utilizando o SUS, a quais políticas ela poderá ter acesso através desse sistema e como isto poderá contribuir para Fabiana, como mãe, e para o crescimento da criança?
O que você achou da conduta do agente comunitário de saúde? Qual a importância das Unidades Básicas de Saúde nesse contexto?
Respostas
respondido por:
14
Os fatores que chamam atenção nesse caso é a falta de conhecimento básicos pela falta de políticas públicas quanto a gravidez na adolescência.
A importância das Unidades Básicas de Saúde nesse contexto é encontrado por perceber que os procedimentos para a sedimentação do conhecimento, bem como para a sua adequada aplicação, é um processo dinâmico que necessita de aprendizado prático;
As Unidades Básicas de Saúde possuem uma determinação de acadêmicos a possibilitarem ao identificar as necessidades quanto a saúde coletiva. integrados.
Espero ter ajudado.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás