1)
Analise as afirmativas abaixo e assinale V, para as verdadeiras e F, para as falsas:
( ) A política social, como política de Estado, tem sua emergência na luta dos trabalhadores para a garantia de direitos sociais e trabalhistas.
( ) Até 1930 não tínhamos, no Brasil, uma classe trabalhadora organizada como classe. Tínhamos trabalhadores de setores específicos de serviços que se organizavam para, coletivamente, criar mecanismos de proteção social.
( ) O primeiro marco da política social brasileira é a Lei Eloy Chaves, que lança as bases de financiamento das políticas sociais destinadas ao trabalhador assalariado.
As afirmativas são, respectivamente:
Alternativas:
a)
F, F, V
b)
V, F, V
c)
V, V, F
d)
V, V, V
e)
F, F, F
Respostas
Todas estão corretas, letra D.
(V) A política social, como política de Estado, tem sua emergência na luta dos trabalhadores para a garantia de direitos sociais e trabalhistas.
Verdadeiro. Os trabalhadores tem lutado, principalmente durante o século XX, pelo estabelecimento de direitos sociais, que garantam uma vida mais justa e harmônica.
(V) Até 1930 não tínhamos, no Brasil, uma classe trabalhadora organizada como classe. Tínhamos trabalhadores de setores específicos de serviços que se organizavam para, coletivamente, criar mecanismos de proteção social.
Correto. Foi a partir de 1930 que uma classe trabalhadora mais organizada em sindicatos surgiu.
(V) O primeiro marco da política social brasileira é a Lei Eloy Chaves, que lança as bases de financiamento das políticas sociais destinadas ao trabalhador assalariado.
Correto. A Leu Eloy Chaves é o fundamento da previdência brasileira, e deu o primeiro passo para consolidar a existência de um sistema de retribuição pelos anos de serviço desempenhados pelos trabalhadores.