Respostas
A matemática estava presente desde o tempo dos homens primitivos, quando a demonstravam, associando a noção de quantidade, por meio de símbolos representados em paredes de cavernas, riscos em ossos de animais, madeiras, entre outros. Os símbolos representavam à contagem e a conferência de animais.
Essas representações ao longo dos tempos foram se modificando até chegarem ao sistema de numeração conhecido como Hindu Arábico que foi divulgado pelos árabes e desenvolvido pelos hindus.
A história da evolução do homem enfatiza que já existia uma familiarização com conhecimento matemático, pois o homem já tinha a precisão de representar, simbolizar e quantificar.
A familiarização do conhecimento matemático se evidenciava porque existia a aplicação da matemática em suas relações do cotidiano e fortemente o conhecimento informal matemático o proporcionava relações com outras áreas da ciência.
Na construção do conhecimento matemático formal, é importante que a criança possa interagir com o conhecimento informal trazido por ela, isso o facilitará a entender as relações da matemática com seu ambiente.
As crianças mesmo antes de entrar na escola apresentam noções de conhecimento matemático, e esses conhecimentos surgem da interação do meio onde vivem, trabalhados em um contexto com varias situações, não sendo visto como algo separado sem ligação.
O caminho percorrido para a alfabetização apresenta contextos onde são desenvolvidas relações entre varias ciências, e isso faz com que a criança cresça seu aprendizado de forma mais compreensível, pois o conhecimento adquirido tem relação com situações do seu cotidiano.
O mesmo processo deveria ser realizado para a formação do conhecimento formal matemático, mas, no entanto o que se percebe são aplicações do conhecimento matemático fora de um contexto, sem relação com outras ciências e muitas vezes sem o uso do conhecimento informal do aluno.