A história da Epidemiologia, nos faz compreender a sua evolução enquanto disciplina articulada ao desenvolvimento histórico dos principais movimentos sociais na área da saúde. Discute-se as raízes da Epidemiologia a partir do tripé Clínica-Estatística-Medicina Social, o seu desenvolvimento inicial subsidiário à Saúde Pública, a sua constituição ideológica e o seu avanço da Epidemiologia moderna.
ALMEIDA FILHO, Naomar de. Bases históricas da Epidemiologia. Cadernos de Saúde Pública, v. 2, p. 304-311, 1986.
Sobre a história da epidemiologia, na Grécia antiga, acreditavam que as doenças eram causadas por uma ação maligna atribuída a um castigo de deuses. Nesse contexto, complete as lacunas a seguir:
Após algumas observações do funcionamento do organismo humano, Hipócrates (460 a 370 a.C.), conhecido como o Pai da Medicina, buscou explicações lógicas para compreensão dos fenômenos da saúde e da doença. Ele constatou que as doenças tinham causas ____________. Já para Giovanni Maria Lancisi e Thomas Sydenham, no século XVII, instituíram a teoria ____________, eles afirmavam que as doenças eram causadas pelo ____________ por ____________ que exalavam odor fétido.
Assinale a alternativa que complete a lacuna corretamente.
Escolha uma:
a.
psicológicas / dos miasmas / ar contaminado / evaporação de águas poluídas.
b.
emocionais / multicausal / solo contaminado / matérias orgânicas.
c.
naturais / dos miasmas/ ar contaminado / matérias orgânicas putrefatas.
d.
emocionais / multicausal / trabalho / excesso de pensamentos.
e.
naturais / microbiana / solo contaminado/ dejetos de animais.
Respostas
c.
naturais / dos miasmas/ ar contaminado / matérias orgânicas putrefatas. (CORRETA)
A alternativa C) é a correta.
Hipócrates teorizou que as doenças que surgiam em sua época surgiam naturalmente e espontaneamente, sem a ação de fatores externos.
Posteriormente, no século XVII a teoria dos miasmas, que falava que a doença vinha dos gases que saiam dos corpos e plantas em decomposição, se desenvolveu.
A teoria do ar contaminado veio em seguida, e por ultimo a das matérias orgânicas pútridas, muito similar a dos miasmas.
A epidemiologia é uma ciência que está ligada aos fatores e condições que levam a exposição de populações, e não de indivíduos, a doenças, independentemente de quais sejam esses fatores, genéticos, sociais, higiene ou poluição.
A epidemiologia busca medir a distribuição e a taxa de doenças, saúde, morbidade, mortalidade, entre outros.
Espero ter ajudado!