Respostas
respondido por:
1
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável contará com a participação de Chefes de Estado e de Governo, bem como de outros representantes de países participantes. Diversos eventos paralelos à agenda intergovernamental estão sendo planejados para o período de realização da Rio+20. Eles acontecerão em áreas reservadas pelo Comitê Nacional de Organização para o público em geral.
Desde a ECO 92, a sociedade civil participa de forma essencial na promoção do desenvolvimento sustentável. Em entrevista para o Globo Ecologia, a jornalista e CEO do Grupo CASA, Sandra Sinicco, falou um pouco sobre a importância do envolvimento social em eventos como a Rio+20:
Qual a importância de conferências ambientais como a Rio+20?
Esse tipo de evento deixou de ser apenas uma conferência ambiental para ser uma conferência sobre a qualidade de vida no planeta. A questão do meio ambiente é apenas um dos temas que serão discutidos. O importante de um evento dessa magnitude é que tem como objetivo reunir diferentes atores sociais preocupados com a vida no planeta Terra.
Como se encontra a influência dos atores sociais em relação aos tomadores de decisão?
Cada vez mais pessoas estão se organizando para pressionar os líderes políticos de forma mais incisiva. A própria tecnologia ajuda muito. Há novas formas de comunicação sendo usadas para fazer reivindicações.
Como o uso da tecnologia pode ajudar nas reivindicações?
Diferentemente de 1992, as pessoas ficaram mais próximas e passaram a se comunicar em uma velocidade que faz com que a consciência coletiva se forme e transforme em uma rapidez nunca antes vista. Em paralelo a este fenômeno, as organizações que representam os interesses dos povos se instrumentalizaram com as novas tecnologias, mas mantiveram sua capacidade de absorção da enxurrada de demandas em um ritmo desproporcional ao mínimo necessário nos dias de hoje.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás