Galera, quero saber quem consegue me explicar de como era a Educação Física na Idade Contemporânea... Preciso de ajuda. Agradeço
Respostas
SE QUISER VOCÊ PODE FAZER UM RESUMO
Alemanha:
Rousseau e Pestalozzi foram os grandes influentes da escola alemã, nessa escola o destaque foi Johann Cristoph Friederick Guts Muths (1759-1839), considerado o pai da ginástica pedagógica moderna. Com a derrota dos alemães para Napoleão surgiu uma nova ginástica chamada: Turnkunst, cujo fundamento era a força. ''Vive quem é forte'' esse era o lema e não tinha nada a ver com a escola. Friederick Ludwig Jahn (criador dessa ginástica) nasceu em 1788 e morreu em 1825, foi ele quem inventou a barra fixa, as barras paralelas e o cavalo, dando origem à Ginástica Olímpica. A escola voltou a ter seu defensor com Adolph Spiess (1810-1858) introduzindo definitivamente a Educação Física nas escolas alemãs, sendo inclusive um dos primeiros defensores da ginástica feminina.
Suécia:
Era representado através da Ginástica Ling, com atenção especial aos exercícios livres ou segmentários com um sentido formativo e higiênico. “Para realização das atividades ginásticas, imaginou Ling um sistema de quatro divisões principais : pedagógica, médica, militar e estética. Porém acionou, de preferência as duas primeiras modalidades, estabelecendo para elas princípios definidos.” Foi criado em 1813, o Instituto Geral de Ginástica que mais tarde foi transformada em Escola Superior de Educação Física e Desportos.
França:
O método Francês teve sua origem na Escola Joinville-le-Pont (1852) teve a participação de Napoléon Laisné, que era discípulo de Amorós. Já em 1927 ouve a publicação do Regulamento Geral de Educação Física, que foi introduzido no Brasil e utilizado durante anos.
O movimento Francês foi o ponto de partida para a Educação Física brasileira, com métodos de Amorós, Demeny e Hérbet.
Método de Amorós (1770-1840) - Seu método tinha como objetivo do desenvolvimento das qualidades físicas, o aumento da energia e a exaltação das qualidades morais. Escreveu o primeiro regulamento militar de ginástica e fundou em Paris um instituto especializado, fundamentou a sua ginástica nos conhecimentos da natureza e na análise do movimento, foi o criador da escola amorosiana alicerce de sistematização da educação física francesa.
Método de Demeny (1850-1917) - fazia graves criticas ao método sueco, assim lançou bases para a educação física francesa eclética. Ele utilizava movimentos completos, contínuos e arredondados, visando a máxima economia de força, logo após introduziu a musica na ginastica feminina.
Método de Hérbet (1875-1957) - era oficial da marinha, criador do método natural ''pregando o retorno a natureza, criou o sistema higiênico e pleno utilitarismo. Convencido do valor global do exercício, condenou o procedimento analítico na aprendizagem''.