1-Leia o texto e a imagem a seguir:
TEXTO I
[...] diferente da língua, que é coletiva esocial, a fala é individual, porque cada pessoa tem sua maneira de falar, seu sotaque, gírias, expressões regionais e/ou mais informais.
Com base nos textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I – A expressão popular “Nem que a vaca tussa” é própria da fala, marcada pela informalidade compartilhada entre os falantes.
II – A estrutura da frase “Nem que a vaca tussa” obedece a um padrão gramatical da língua, o que permite seu uso em situações formais.
III – Na fala, a combinação linguística é mais flexível, ou seja, é possível juntar palavras que não fariam sentido na gramática.
É correto o que se afirma em:
I e III, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Respostas
Alternativas l e lll estão certas.
Motivo : Como na própria alternativa diz, é uma expressão ''popular'',ou seja, é uma ''gíria'' que é usada no dia a dia e não pode ser usada em situações formais (já justificando o fato de não poder usar em situações formais, tem outro motivo porém esse é mais simplificado). E sim, tem uma combinação linguística flexível pois ''vaca'' e ''tussa'' não fariam sentido em uma outra expressão formal ou algo do tipo.
Espero ter ajudado :D
Resposta:
I e III, apenas.
Explicação:
A afirmação I está correta, pois, embora a estrutura gramatical da frase esteja correta, as expressões populares surgem em contextos informais, da fala que se transmite ao longo de gerações. Além disso, a afirmação III também é valida, uma vez que, por ser mais flexível que a escrita, a fala permite combinações entre palavras que não fazem muito sentido ao pé da letra, como uma vaca tossir.