• Matéria: Filosofia
  • Autor: glauberRC6150
  • Perguntado 7 anos atrás

qual a importancia da mitologia grega para o nascimento da filosofia

Respostas

respondido por: iaggo21kelvinpdpk1v
3

Primeiro, prescisa-se saber o que é a filosofia

( Os parágrafos que contém "•", são os principais pontos, para sua resposta!)

Filosofia é o estudo das questões gerais e fundamentais relacionadas com a natureza da existência humana; do conhecimento; da verdade; dos valores morais e estéticos; da mente; da linguagem, bem como do universo em sua totalidade. O termo foi cunhado por Pitágoras.

• A mitologia grega surgiu da curiosidade que os gregos tinham de explicar a origem da vida e os problemas da existência. Assim, criaram deuses imortais à semelhança do ser humano

Sempre quando os gregos tinham problemas sérios, eles consultavam os deuses por meio dos oráculos, que interpretavam para os seres humanos o que os deuses queriam.

Os principais deuses cultuados pelos gregos antigos eram: Zeus (principal deus, governava os outros deuses e os homens), Hera (esposa de Zeus), Hades (senhor dos infernos), Ares (deus da guerra), Ártemis (deusa da caça), Atena (deusa da razão e da inteligência), Afrodite (deusa do amor e a beleza), Apolo (deus da luz, das artes e da adivinhação), Dioniso (deus do vinho e do prazer), Hefaístos (deus do fogo), Deméter (deusa da terra), Hermes (deus do comércio e das comunicações) e Posêidon (deus dos mares).

• Com o passar do tempo, nas cidades gregas, como Atenas, surgiram estudiosos que fundaram a Filosofia (os principais foram Sócrates, Platão e Aristóteles). Eles começaram a duvidar das explicações originárias da mitologia e fizeram-se valer do uso metódico da razão, elaborando outras explicações sobre os fenômenos naturais, sobre a vida e o homem. A partir de então, a mitologia passou a explicar, juntamente com a Filosofia, a origem da vida e os problemas da existência.

Espero ter lhe ajudado! Bom estudo

Perguntas similares