• Matéria: Direito
  • Autor: dvddeusdowuuoo
  • Perguntado 7 anos atrás

Há pouco menos de vinte anos após a Guerra Civil, a maioria dos negros apenas transitara da situação da escravidão para a de párias. O projeto de Thaddeus Stevens, o arquiteto do programa Radical de Reconstrução, que visava desmantelar os latifúndios sulistas e dividi-lo em lotes de “40 acres de terra e uma mula”, nunca foi implementado. Sem terras e sem salários, num Sul empobrecido pela derrota na guerra, os ex-escravos voltaram a cair na dependência dos seus antigos senhores. Grande parte deles tornou-se meeiro nas lavouras onde antes eram escravos. Podiam pelo menos casar e constituir famílias, bem como formarem congregações religiosas separadas. As igrejas protestantes do Sul, particularmente as batistas, tornaram-se, nos longos e difíceis anos que se seguiram, os centros da comunidade negra e seu oásis espiritual. Por isso foram os alvos preferencias do terrorismo da Ku Klux Klan que as incendiavam em ataques noturnos. Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2018.

A partir do texto apresentado e da história da segregação racial nos EUA, é correto afirmar que:

Escolha uma:
a.
A KKK, baseada nos princípios de seu fundador, Dr. King, tinha um discurso racista violento, causando pânico em diversas áreas dos EUA.

b.
O projeto de Thaddeus Stevens, de “40 acres de terra e uma mula”, seria incapaz de combater a desigualdade social, pois não havia interesse dos negros do Sul em trabalhar com atividades rurais.

c.
Após o fim da escravidão, os negros estadunidenses foram menos eficientes que os brancos na economia liberal dos EUA e, por isso, em um regime meritocrático, se tornaram o grupo mais pobre daquele país.

d.
Ao afirmar que os “ex-escravos voltaram a cair na dependência dos seus antigos senhores”, o texto reafirma os afro-americanos como um grupo passivo na política dos EUA daquele momento.

e.
As igrejas protestantes do sul dos EUA se tornaram, ao mesmo tempo, espaço de acolhimento das comunidades afro-americanas e alvo dos ataques racistas de grupos como a KKK.

Respostas

respondido por: TPG19
275

As igrejas protestantes do sul dos EUA se tornaram, ao mesmo tempo, espaço de acolhimento das comunidades afro-americanas e alvo dos ataques racistas de grupos como a KKK. Correto


Anônimo: Correto !!!
respondido por: helenbatistamaues
5

Em relação à história da segregação racial, as igrejas que eram protestantes nos EUA, mais ao sul, acolheram comunidades afros que eram alvo de ataques racistas. Portanto, está correta a letra E.

Igrejas protestantes e a história de segregação nos EUA

A segregação racial foi uma política adotada para separar pessoas através de meios raciais, a maior percepção do fato aconteceu no final do século XIX, mas teve maior adesão no século XX.

Não apenas nos EUA fez parte da política de segregação racial, mas em outros países, como, por exemplo, a África do Sul e a Alemanha, o fato também aconteceu.

Entenda mais sobre segregação racial em: https://brainly.com.br/tarefa/26312975

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares