Respostas
Indicadores de eficácia
Considerando que a eficácia é a relação entre os resultados alcançados e/ou pretendidos, podemos dizer que o maior foco dos indicadores de eficácia é o produto, o resultado obtido e os lucros que vêm deles. Ou seja, ele mede a melhor forma de agir visando as consequências para a empresa.
Indicadores de eficiência
Os indicadores de eficiência têm como objetivo a redução de custos, mensurando todos os recursos aplicados, já que, no seu sentido mais puro, a eficiência consiste em fazer da melhor maneira sem utilizar muitos recursos.
Indicadores de qualidade
Este indicador define a relação entre tudo o que foi produzido e as saídas sem nenhum defeito ou conformidade. Por exemplo: uma empresa de pregos produz cerca de 980 mil unidades por mês adequadas ao uso de uma produção total de 1 milhão, então a porcentagem de qualidade é de 98%.
Indicadores de produtividade
Aqui, o gestor entende a relação entre os recursos utilizados para determinado trabalho e as saídas geradas por ele. Exemplo: um designer de uma agência consegue montar quatro peças em uma hora de trabalho, enquanto outro monta apenas duas, de igual dificuldade e no mesmo período. Isso significa que o primeiro é mais produtivo.
Indicadores de capacidade
Os indicadores de capacidade medem o tempo de produção versus a quantidade de produtos. Exemplo: uma fábrica de cadeiras produz 10 mil unidades por mês.
Indicadores de lucratividade
Não é muito difícil entender que os indicadores de lucratividade medem a relação percentual entre a totalidade das vendas e o lucro. Se numa empresa forem vendidos 400 mil reais em produtos e o lucro for de 40 mil, significa que a lucratividade gira em torno dos 10%.
Indicadores de rentabilidade
Os indicadores de rentabilidade analisam a porcentagem entre o investimento feito e o lucro. Neste cenário, temos uma empresa que investe cerca de 500 mil reais e tem 100 mil de lucro, portanto, ela apresenta uma rentabilidade de 20%.
Indicadores de competitividade
Como o próprio nome já sugere, o indicador de competitividade tem como principal objetivo mensurar a relação da empresa com as concorrentes diretas.
Indicadores de valor
Indica a relação entre o valor percebido ao receber algo ou um produto e o valor real despendido para o seu recebimento.
Indicadores de efetividade
Nesse caso, são verificados os resultados da conjugação entre eficácia e eficiência, citadas anteriormente.