Atualmente, a sociedade em geral enfrenta um grande número de doenças, como as doenças coronarianas, diabetes mellitus tipo II, hipertensão arterial sistêmica, doenças pulmonares, obesidade, câncer, entre outras. Evidências científicas indicam que a atividade física é um elemento substancial no tratamento dessas doenças. SMIRMAUL , Bruno de Paula Caraça; ESTEVES, João Vicor Del Conti. Atividade Física e Qualidade de Vida. Maringá – PR.:Unicesumar, 2018., 182. A partir dessas informações, assinale a alternativa correta acerca do conteúdo atividade física da unidade 2 do livro “Atividade Física e Qualidade de Vida”. Alternativas Alternativa 1: A ciência comportamental tem ajudado os pesquisadores a entender o comportamento das pessoas e a identificar os fatores de risco para as doenças cardiovasculares. Além disso, a ciência comportamental tem recebido grande atenção de profissionais da área da saúde e humanas. No entanto, essa abordagem é restrita ao atendimento individualizado por especialistas comportamentais e, portanto, é limitada para poucas pessoas. Alternativa 2: As primeiras pesquisas clínicas identificaram que a atividade física poderia ser utilizada como instrumento prioritário para a reabilitação de pacientes com doenças coronarianas. No entanto, apenas a partir da década de 1980 o exercício físico foi introduzido como programa de reabilitação cardíaca. Alternativa 3: Estudos científicos sugerem uma relação inversa entre a atividade física e as doenças cardiovasculares, ou seja, quanto maior era o nível de atividade física, menor foi o risco associado às doenças cardiovasculares. Alternativa 4: A partir dos anos 80, pesquisadores identificaram que em estudos epidemiológicos, a atividade física aumenta a longevidade e a mortalidade da população. Alternativa 5: Curiosamente, era unanime entre os médicos que a reabilitação cardíaca deveria ser feita sem repouso absoluto. Nesse caso, a atividade física seria prejudicial na reabilitação.
Respostas
respondido por:
6
A alternativa 2) é a correta.
Na década de 70, se recomendava o repouso por até 3 semanas para cicatrizar o músculo do miocárdio, mas foram realizados estudos clínicos que indicam que as atividades físicas poderiam, e deveriam ser utilizadas como instrumento prioritário para a reabilitação de paciente coronários.
Porém, só na década de 80 foi que os exercícios físicos foram implementados de fato na reabilitação desses paciente, porém trouxe grande melhora no quado, inclusive diminuiu as chances de recidiva.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
Estudos científicos sugerem uma relação inversa entre a atividade física e as doenças cardiovasculares, ou seja, quanto maior era o nível de atividade física, menor foi o risco associado às doenças cardiovasculares.
Pois na página 55 do livro diz:
Os pesquisadores encontraram uma relação inversa entre o nível de atividade física do trabalho com o risco de doenças coronarianas, com menores incidências para os trabalhos com maiores níveis de atividade física....