Respostas
A digestão química é uma série de reações que degradam as moléculas grandes e complexas de carboidratos , lipídios e proteínas que ingerimos, transformando-as em moléculas simples, pequenas o suficiente para passar através das paredes dos órgãos digestórios e eventualmente para as células do corpo (TORTORA).
1 – DIGESTÃO DA BOCA
Na boca começam a digestão dos carboidratos pela enzima digestiva produzida pelas glândulas salivares chamadas de amilase salivar, que também ocorre no esôfago, na boca os carboidratos são convertidos em amido.
2 – DIGESTÃO NO ESTÔMAGO
A principal atividade química do estomago é iniciar a digestão das proteínas pela enzima chamada de pepsina. Esta enzima é mais efetiva no ambiente intensamente acido do estomago.
“Primeiro a pepsina é secretada em forma inativa, de modo que ela não pode digerir as proteínas nas células principais que a produzem (TORTORA).
Assim as proteínas são convertidas em peptídeos.
3 – DIGESTÃO DO INTESTINO DELGADO
É no intestino delgado que ocorre a maior parte da digestão enzimática e quase toda a absorção.
O conteúdo do intestino delgado que recebe o nome de quimo, estes sofre uma série de transformação ao longo do intestino delgado que alem de produzirem enzimas digestivas presentes em seus vilos também recebem enzimas digestivas do pâncreas e bile do fígado.
No intestino delgado ocorrem a digestão de carboidratos, proteínas e lipídios.
4 – INTESTINO GROSSO
É no intestino grosso que ocorre o último estágio da digestão, que ocorre por meio de ação bacteriana e não enzimática, até 40% da massa fecal é composta por bactérias. (Tortora)
As bactérias fermentam quaisquer carboidratos e libera hidrogênio e dióxido de carbono e gás metano, que contribuem para os gases do colo.
Também é convertida as proteínas restantes em aminoácidos e ainda degradam os aminoácidos em substâncias mais simples, (Indol, Escatol, Sulfeto de hidrogênio e ácidos graxos), alguns destes são conduzidos às fezes, contribuindo para seu odor. O restante é absorvido pelas diferentes áreas de nosso corpo.
CONCLUSÃO
Concluímos com este trabalho que para que a vida seja possível, o organismo deve ser convenientemente nutrido.
Nosso sistema digestório tem esta função, modificar os alimentos para serem aproveitados como energia, bem como para transformar os alimentos digeridos em elementos importantes para o metabolismo.
Os alimentos, na sua maior parte, devem ser previamente “digeridos” (processo químico e mecânico) são transformados em substâncias mais simples que são melhores absorvidas pelo sangue, que depois os transportará a todas as células do corpo.