A olericultura se posiciona entre os segmentos com maior expressão produtora no agronegócio brasileiro. O cultivo destes produtos é uma atividade realizada por micro, pequenas, médias e grandes propriedades, localizadas tanto no interior, quanto nas proximidades dos grandes centros urbanos. No decorrer dos últimos anos os hábitos de consumo alimentar das famílias brasileiras mudaram, buscando relacionar-se a algo natural, saudável e na prevenção de doenças. Com isso, a busca e a facilidade ao acesso aos alimentos pelas pessoas dá mostras do potencial produtivo desse segmento, com a evolução em diversos índices e condições para ir ao encontro das demandas da sociedade.
Com base nas informações do texto apresentado e nos seus conhecimentos sobre o setor olerícola, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A olericultura é a área que abrange a exploração de hortaliças e engloba culturas folhosas (alface e couve), raízes (rabanete e cenoura), bulbos (cebola e alho), tubérculos (batata doce, inhame), frutos diversos (tomate, pimentão) e partes comestíveis de plantas (aspargo).
( ) As olerícolas têm ganhado espaço nas unidades familiares, principalmente por serem culturas que apresentam ciclos biológicos consideravelmente curtos, o que proporciona mais de um cultivo por ano, gerando boa rentabilidade econômica quando comparado a grandes culturas, como soja, cana-de-açúcar, batata, por exemplo.
( ) O cultivo dessas espécies de plantas não exigem tratos culturais intensivos, mão-de-obra desqualificada, por apresentarem ciclos curto a campo, e por se adaptarem facilmente às condições edafoclimáticas.
( ) É uma atividade econômica de alto risco para o produtor rural, principalmente em sistema convencional (a campo), em função das plantas ficarem sujeitas a maior ocorrência de problemas fitossanitários, estando expostas às condições climáticas adversas, como também podem ser afetada pela instabilidade de preços no momento de comercialização.
( ) No sistema convencional (a campo), o cultivo de hortaliças exigem maior cuidado nos tratos culturais afim de suprir as necessidades da planta, como exemplo: adubações excessivas de macronutrientes (N, P, K) que irão promover maior produtividade e qualidade do produto, por estas plantas não estarem sujeitas a ocorrência de problemas fitossanitários, mesmo estando expostas às condições climáticas adversas.
Assinale a alternativa que representa a sequência correta.
a. V - V - F - F - V.
b. V - F - V - F - F.
c. V - F - F - F - V.
d. F - V - F - F - V.
e. V - V - F - V - F.
Respostas
e. V - V - F - V - F.
Ao analisar as afirmativas, podemos concluir que:
I – Verdadeira. A olericultura é a área que compreende a exploração de hortaliças e engloba culturas folhosas, raízes, bulbos, tubérculos, frutos diversos e partes comestíveis de plantas.
II – Verdadeira. As olerícolas apresentam ciclos biológicos consideravelmente curtos, o que resulta em maior rentabilidade para os produtores.
III – Falsa. O cultivo das hortaliças requer tratos culturais intensivos, mão-de-obra qualificada, pois não se adaptam facilmente às condições edafoclimáticas.
IV – Verdadeira. A olericultura apresenta alto risco para o produtor, pois as plantas ficam sujeitas a problemas fitossanitários e devido a instabilidade de preços no momento de comercialização.
V – Falsa. As hortaliças são plantas bastante suscetíveis à ocorrência de problemas fitossanitários, principalmente se estiverem expostas às condições climáticas adversas.
Bons estudos!
Resposta: Letra E (V - V - F - V - F.)
Explicação: