Os aterros são responsáveis por grande parte das emissões de gás metano na atmosfera, o que é um grande problema, visto que o metano é 21 vezes mais prejudicial se comparado ao dióxido de carbono. Além disso, tem-se a formação do chorume, líquido proveniente de resíduos sólidos; resultado principalmente da água de chuva que se infiltra no lixo e da decomposição biológica da parte orgânica dos resíduos sólidos, altamente poluidor (SILVA; CAMPOS, 2008).
A conversão energética do biogás pode ser apresentada como uma solução para o grande volume de resíduos produzidos por atividades agrícolas e pecuárias, destilarias, tratamento de esgotos domésticos e aterros sanitários, visto que reduz o potencial tóxico das emissões de metano ao mesmo tempo em que produz energia elétrica, agregando, dessa forma, ganho ambiental e redução de custos.
Com a utilização de biogás para geração de energia têm-se vantagens, pois o mesmo é uma fonte renovável e limpa, a partir do ponto de vista de que a produção de resíduos nunca termina. Assim há substituição de derivados do petróleo, captação e utilização de gases poluentes (metano), e comercialização de créditos de carbono. O biogás produzido no aterro pode ser utilizado como combustível em sistemas de geração de energia elétrica, proporcionando ao aterro economia com os gastos com energia elétrica adquirida da rede, proveniente de concessionária local e receita com a venda de energia excedente.
Porém, há algumas desvantagens que muitas vezes podem tornar inviável a utilização desse gás na produção de energia. O principal problema consiste na geração inconstante de energia, pois os resíduos não possuem sempre a mesma composição, além de que a própria produção de biogás leva algum tempo para atingir seu máximo, e a partir de então há decaimento.
Os aterros possuem um limite de vida útil, de forma que se deve pensar no alto investimento para as instalações de geração de energia e seu destino posterior. Assim, há um longo período para se recuperar tal investimento dentro do funcionamento do aterro. O mecanismo de armazenamento do biogás é complexo, e embora seja considerada uma energia limpa, há emissão de dióxido de carbono na atmosfera, resultante da combustão do metano, contribuindo em menor escala para o efeito estufa.
A partir do texto acima, analise as afirmações a seguir:
I – A geração de biogás pode ser considerada uma fonte de energia sustentável, principalmente por transformar um passivo ambiental, que no caso é o metano, em energia elétrica.
II – Um dos problemas de se utilizar o biogás como fonte de energia, é a instabilidade de produção, uma vez que os resíduos nem sempre terão a mesma composição. Quando o aterro é rico em matéria orgânica, há uma maior produção de biogás.
III – Uma das vantagens de se instalar o sistema de geração de energia elétrica por biogás em aterros sanitários é o baixo custo do empreendimento, apresentando viabilidade econômica.
IV – Um dos problemas da geração de energia por biogás de aterro sanitário está na vida útil do empreendimento, visto que aterros sanitários possuem vida útil definida.
A partir das afirmações acima, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. I, II e IV, apenas.
b. II, apenas.
c. I, II, apenas.
d. I e IV, apenas.
e. I, II, III, apenas.
Respostas
respondido por:
113
RESPOSTA CORRETA: I, II e IV, apenas. Correto
respondido por:
44
I, II e IV, apenas.
Correto
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás