• Matéria: Psicologia
  • Autor: jeffersonmatos6
  • Perguntado 7 anos atrás

Pode-se dizer que a história da psicologia é quase tão antiga quanto a história da humanidade, ou melhor, a história da ciência. Tal como aconteceu com muitas ciências contemporâneas, foi na Grécia Antiga, e atrelada à filosofia, que nascem os primeiros intentos de se fazer psicologia.

GRZYBOWSKI, Carlos Tadeu. Introdução à Psicologia: Aplicação Pastoral. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.

A respeito das definições gerais da psicologia avalie as afirmativas.

I. A psicologia surge com o intento de compreender a alma humana e por isso está originalmente atrelada à filosofia.
II. A busca do homem em conhecer a si mesmo é produto do iluminismo do século XVI, anteriormente os homens não se ocupavam com tais preocupações.
III. Alguns textos bíblicos em Jó e Salmos são possíveis verificar aspectos psicológicos voltados às angustia da alma humana.

É correto o que se afirma apenas em:

Respostas

respondido por: Matheusieti
4

I e III estão corretas.

Bem, apesar do iluminismo ter grande influência no desenvolvimento da psicologia no período da Grécia Antiga, essa foi a preocupação inicial dos pensadores.

Podemos citar os filósofos Pré-Socráticos como parte do processo da psicologia na Grécia, porém, foi a partir de Sócrates que a psicologia passou a ser desenvolvida, onde a preocupação do filósofo era entender a separação entre o homem e os animais, indo na direção de Platão, que definiu um "lugar" para a razão.

Aristóteles continuou nos estudos que contribuíram para a psicologia, postulando o fato de alma e corpo não deverem ser dissociados, continuando assim o pensamento a partir de outros filósofos até a modernidade como vemos hoje.

Perguntas similares